Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

STF reconhece GCM como integrante dos sistema público de segurança

  • Notícias
  • >
  • STF reconhece GCM como integrante dos sistema público de segurança
STF reconhece GCM como integrante do sistema público de segurança

GCM’s de Valinhos em frente à Matriz São Sebastião

Com voto do ministro Cristiano Zanin, o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria de votos para reconhecer que guardas municipais integram os órgãos de segurança pública. A decisão veio nesta sexta-feira, dia 25, durante julgamento de ação da Associação das Guardas Municipais do Brasil, que argumentou junto ao Supremo que juízes por todo o país não estavam reconhecendo as atribuições dos guardas como integrantes do sistema de segurança, o que afetava a atuação das corporações.

Com o placar favorável ao argumento da Associação, a Corte reforça autorização, por exemplo, para que guardas municipais façam abordagens e possam revistar lugares suspeitos quando tiverem relação com sua atuação, que é a proteção de bens e patrimônio dos municípios.

O debate ocorre em torno da interpretação do artigo 144 da Constituição Federal, que define quais são as corporações que integram as forças de segurança no Brasil. O texto diz apenas que os municípios poderão constituir guardas municipais “destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”.

Zanin argumentou que “é ampla a jurisprudência desta Suprema Corte que reconhece que as guardas municipais executam atividade de segurança pública (art. 144, § 8º, da Constituição Federal), o que também está em harmonia com as disposições da Lei 13.022/2014, que estabelece o estatuto geral das guardas municipais, e da Lei 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública”.

Antes de Zanin, já tinham votado favoravelmente pelo reconhecimento das GCM’s (Guardas Civis Municipais) como forças de segurança os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.

O ministro Edson Fachin abriu a divergência e votou pela rejeição da ação por questão processual. Ele foi seguido pelos ministros Rosa Weber, André Mendonça, Nunes Marques e Cármen Lúcia

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Praça Washington Luís terá infláveis gratuitos, algodão doce e pipoca neste sábado em Valinhos

A tradicional Feira Arte na Praça, realizada todos os sábados na Praça Washington Luís, em Valinhos, está com uma programação especial neste sábado, dia 2. Das 9 às 13 horas, o espaço se transforma em um ponto de encontro para famílias e amigos, com opções de lazer, cultura e gastronomia.

Festa de Sant’Ana vai até este fim de semana em Valinhos

A tradicional Festa da Padroeira da Paróquia de Sant’Ana, em Valinhos, chega ao seu último final de semana com uma programação especial, entrada gratuita e diversas opções gastronômicas.

Caminhada em homenagem ao Dia do Capoeirista acontece neste domingo em Valinhos

Em celebração ao Dia do Capoeirista, será realizada neste domingo, 3 de agosto, a primeira edição da Caminhada do Axé de Valinhos. O evento começa às 9 horas, em frente à Escola Dom Bosco, no Jardim São Marcos.

Av. Invernada em Valinhos por volta das 16 horas desta 6ª-feira

A 111ª edição da tradicional Festa de Sant’Ana, realizada no Parque da Uva em Vinhedo, chega ao seu último fim de semana com uma programação diversificada, pensada para agradar a todos os públicos.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.