Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense atua em centro nacional de pesquisa e fala da importância de mulheres na ciência

  • Notícias
  • >
  • Valinhense atua em centro nacional de pesquisa e fala da importância de mulheres na ciência
Valinhense atua em centro nacional de pesquisa e fala da importância de mulheres na ciência

Mariana em frente a um pôster durante congresso

A pesquisadora valinhense Mariana Amaral Dotta, de 21 anos, é uma das mulheres que se dedicam diariamente à área da ciência. Moradora do São Marcos, Mariana atua com fotoeletroquímica, em um centro nacional de pesquisa. Nesse centro, a valinhense trabalha com o desenvolvimento de nanomateriais, que são materiais de pequenas dimensões com aplicações em diversas áreas de conhecimento.

A valinhense que está se graduando em Química, pela Unicamp (Universidade de Campinas), comentou que a mulher no mundo da ciência é de extrema importância. “Quando falamos de cientistas, é mais comum pensar em homens que fizeram, ou ainda fazem, parte desta área. Por mais que as mulheres estivessem presentes nos avanços da comunidade científica, tendo participação ativa em seu desenvolver, os homens sempre tiveram maior posição de destaque”, comentou ao complementar que “é importante trazer à luz mulheres que fazem parte da ciência, para que outras, que possuam o mesmo desejo, encontrem inspiração e apoio naquelas que se encontram neste meio”.

Sobre as dicas de como atuar como pesquisadora, Mariana destacou que não é simples e apresenta diversos desafios. “A maior dica que posso dar é não desista nas primeiras dificuldades que você encontrar. As oportunidades são muitas nas mais diversas áreas de conhecimento, indo além das salas de aula. Logo, leia tudo sobre as pesquisas que você tem interesse e se apoie nas experiências daqueles que vieram antes de nós”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Rodovias de Valinhos e região devem receber 2 milhões de veículos no feriado de 1º de maio

As principais rodovias que passam por Valinhos e região deverão receber cerca de 2 milhões de veículos no feriado prolongado do Dia do Trabalho, em 1º de maio, nesta quinta-feira. O movimento já deve começar nesta quarta-feira, dia 30.

Estão abertas as inscrições para o castramóvel no Parque das Colinas em Valinhos

A prefeitura de Valinhos abriu nesta terça-feira, dia 29, inscrições para um mutirão gratuito de castração e microchipagem de pet será realizado nos dias 17 e 18 de maio, sábado e domingo, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Jorge Bierrenbach de Castro, na Rua Sílvio César Ciotto, 41, no Parque das Colinas.

Moradores relatam falta de profissionais de saúde na UBS São Marcos em Valinhos

Moradores da região do Jardim São Marcos em Valinhos e usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro relataram ao Jornal de Valinhos a falta de profissionais de saúde no local na manhã desta terça-feira, dia 29. Segundo eles, a coleta de exames demorou uma hora e meia para ter início. Segundo os moradores, o problema é recorrente no local.

Primeiro trimestre de 2025 foi o segundo mais quente do planeta em 85 anos

O primeiro trimestre de 2025 foi o segundo mais quente já registrado no planeta desde 1940, atrás do primeiro trimestre de 2024 e prolongando uma sequência histórica de calor excepcional que começou em julho de 2023, segundo levantamento do site Carbon Brief, divulgado pelo Climatempo.