Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense de 7 anos enfrenta rotina desafiadora após diagnóstico de doença rara

  • Notícias
  • >
  • Valinhense de 7 anos enfrenta rotina desafiadora após diagnóstico de doença rara

Foto Arquivo Pessoal

Há três anos, a pequena valinhense Maria Vitória de Moraes Moreto enfrenta uma rotina desafiadora depois de ser diagnosticada com uma doença rara e grave, a SHUa ( Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica). Todas as noites, a menina de 7 anos precisa fazer diálise peritonial.

A mãe de Maria Vitória, Gislaine Cristina de Moraes Moreto, conta que teve uma gestação normal e sem intercorrências, com aleitamento materno exclusivo em 2018, quando ela nasceu. 

Aos 20 dias de idade, Maria Vitória não ganhava peso e o pediatra pediu uma série de exames. A menina ficou quatro meses internada no Hospital das Clínicas da Unicamp e passou a ser acompanhada no ambulatório de pacientes renais crônicos até maio de 2022. 

Em 2022, sua situação se agravou e a menina teve que iniciar a diálise peritoneal todas as noites. Ela passou a integrar o programa CAPD (Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua), quando o diagnóstico de SHUa foi confirmado. 

Hoje Maria Vitória faz uso de 10 medicações por dia e precisa de transplante de rim, mas vai ter que usar um medicamento muito caro para fazer o tratamento pós-transplante. Apesar de todas as dificuldades, a menina mantém a alegria e a esperança. Sua rotina pode ser conferida no Instagram: @mariavitoriamoreto_oficial. 

Maria Vitória estuda na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Dom Bosco, no Jardim São Marcos, onde a família mora. Ela está no 2º ano, gosta de passear, pintar, de brincar e sonha em ser médica para ajudar pessoas doentes. 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Valinhense Rebekah Santos conquista duas medalhas de Ouro na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira

A jovem atleta Rebekah Santos, de apenas 17 anos, levou o nome de Valinhos ao topo do pódio na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira, realizada no último domingo, dia 13.

Falecimento: Idalgo Antonio Chieratto

Faleceu nesta segunda-feira, dia 14, aos 79 anos, Idalgo Antonio Chieratto, vítima de sepse. Nascido em Campinas, ele viveu toda a sua vida em Valinhos, sendo os últimos 47 anos no bairro Jardim Paraíso.

Diploma digital para graduação passa a ser obrigatório no Brasil

Desde o dia 1º de julho, todos os cursos de graduação no Brasil devem emitir exclusivamente diplomas digitais. A exigência, determinada pelo MEC (Ministério da Educação), se aplica a instituições federais públicas e também privadas. Com isso, os diplomas em papel deixam de ter validade jurídica e passam a ter apenas função representativa.

Falecimento: José Cláudio dos Santos (Claudinho)

Faleceu no último domingo, dia 13, aos 64 anos, José Claudio dos Santos, morador do bairro Cecap, em Valinhos. Ele sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma pneumonia.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.