Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense joga kendama e venceu torneio virtual do Canadá

  • Notícias
  • >
  • Valinhense joga kendama e venceu torneio virtual do Canadá
Valinhense joga kendama e venceu torneio virtual do Canadá

Artur segurando o kendama, que é feito de madeira

Conhecido como uma brincadeira, o kendama vem chamando a atenção de crianças e adultos devido a diversidade de movimentos. Criado no Japão, e inspirado no bilboquê, o jogo consiste em uma pequena bolinha presa por um fio a uma estrutura de madeira em forma de cruz. Ao ser lançada, a bolinha deverá encaixar na parte superior da estrutura, ou também em outras composições do brinquedo.

O valinhense Artur Bernardes Damo, 46 anos, é uma das pessoas fascinadas pelo jogo e, desde 2018, vem se destacando em competições e apresentações nacionais. Em entrevista, Artur relatou que no último dia 26, esteve em Recife (PB), para se apresentar no evento “XXVII Feira Japonesa”. “Fui convidado pela organização do evento e foi muito legal e com uma grande recepção do público”.

Artur, que é morador do bairro Parque das Colinas, comentou que descobriu o kendama, após criar uma equipe de slackline, uma forma de exercício físico que consiste em movimentos estáticos ou dinâmicos sobre uma fita flexível. “A equipe durou entre os anos de 2017 a 2020, e durante campeonatos que participei acabei conhecendo o kendama”, relatou, ao acrescentar que para se aperfeiçoar na modalidade, fez aulas virtuais da modalidade com especialistas.

Sobre as competições que já participou, o valinhense foi sexto colocado no campeonato brasileiro, que ocorreu em 2018, em Osasco, e, em seguida, foi campeão iniciante e intermediário no torneio canadense “Live Ken League”, que aconteceu de forma virtual. “Atualmente estou participando do Ken League, organizado por um grupo americano e quero competir no torneio mundial na cidade de Hatsukaichi, no Japão, berço do kendama”.

BUSCA DA EVOLUÇÃO

Questionado sobre qual a dica para se tornar um jogador conhecido no kendama, Artur comentou da importância de estar sempre buscando a evolução no jogo e ter disciplina. “Temos que manter os estudos e buscar o conhecimento através de pessoas que jogam há anos. O kendama requer habilidade, persistência, dedicação e superação. Além disso, o jogo se torna ainda mais divertido graças a comunidade, que é acolhedora, e estimula os novos competidores a fazerem o seu melhor”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Celulares, PlayStation 5 e carros serão leiloados online pela Receita Federal

Um novo leilão com mercadorias abandonadas ou apreendidas será realizado pela Receita Federal no próximo dia 30. No total, os 203 lotes incluem itens como celulares, videogames, smartphones, notebooks, fones de ouvido, joias e até carros.

Festa do Figo de Valinhos terá Tombo da Polenta e Pisa da Uva nos três domingos do evento

Entre as atrações da 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba de Valinhos, que inicia nesta sexta-feira, dia 17, estão os tradicionais Tombo da Polenta e Pisa de Uva, que serão realizados nos três domingos do evento: dias 19 e 26 deste mês e 2 de fevereiro.

Mais de 1,5 mil interrupções de energia foram causadas por pipas em Valinhos e região, diz CPFL

Popular entre crianças e adolescentes em diversas regiões do Brasil, as pipas ganham o céu especialmente com a chegada das férias escolares, o que traz o alerta para prevenção de acidentes com a rede elétrica. Segundo levantamento feito pela CPFL Paulista, Valinhos e demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) tiveram 1.537 interrupções no fornecimento de energia causadas por acidentes com pipas em cidades da região durante o ano de 2024.

Cadelas que treinam em Valinhos estrelam filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”

O filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, que estreou nos cinemas de todo o Brasil no último dia 9, conta com duas cachorrinhas, Sony e Mac, que treinam em um espaço particular em Valinhos, e fazem parte do elenco.