Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense joga kendama e venceu torneio virtual do Canadá

  • Notícias
  • >
  • Valinhense joga kendama e venceu torneio virtual do Canadá
Valinhense joga kendama e venceu torneio virtual do Canadá

Artur segurando o kendama, que é feito de madeira

Conhecido como uma brincadeira, o kendama vem chamando a atenção de crianças e adultos devido a diversidade de movimentos. Criado no Japão, e inspirado no bilboquê, o jogo consiste em uma pequena bolinha presa por um fio a uma estrutura de madeira em forma de cruz. Ao ser lançada, a bolinha deverá encaixar na parte superior da estrutura, ou também em outras composições do brinquedo.

O valinhense Artur Bernardes Damo, 46 anos, é uma das pessoas fascinadas pelo jogo e, desde 2018, vem se destacando em competições e apresentações nacionais. Em entrevista, Artur relatou que no último dia 26, esteve em Recife (PB), para se apresentar no evento “XXVII Feira Japonesa”. “Fui convidado pela organização do evento e foi muito legal e com uma grande recepção do público”.

Artur, que é morador do bairro Parque das Colinas, comentou que descobriu o kendama, após criar uma equipe de slackline, uma forma de exercício físico que consiste em movimentos estáticos ou dinâmicos sobre uma fita flexível. “A equipe durou entre os anos de 2017 a 2020, e durante campeonatos que participei acabei conhecendo o kendama”, relatou, ao acrescentar que para se aperfeiçoar na modalidade, fez aulas virtuais da modalidade com especialistas.

Sobre as competições que já participou, o valinhense foi sexto colocado no campeonato brasileiro, que ocorreu em 2018, em Osasco, e, em seguida, foi campeão iniciante e intermediário no torneio canadense “Live Ken League”, que aconteceu de forma virtual. “Atualmente estou participando do Ken League, organizado por um grupo americano e quero competir no torneio mundial na cidade de Hatsukaichi, no Japão, berço do kendama”.

BUSCA DA EVOLUÇÃO

Questionado sobre qual a dica para se tornar um jogador conhecido no kendama, Artur comentou da importância de estar sempre buscando a evolução no jogo e ter disciplina. “Temos que manter os estudos e buscar o conhecimento através de pessoas que jogam há anos. O kendama requer habilidade, persistência, dedicação e superação. Além disso, o jogo se torna ainda mais divertido graças a comunidade, que é acolhedora, e estimula os novos competidores a fazerem o seu melhor”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Praça Washington Luís em Valinhos terá evento de adoção animal neste domingo

O Praça Washington Luís, em Valinhos, recebe na manhã deste domingo, dia 31, o “Dia de Cão”, evento de adoção de cães do Cãoscientização Animal de Valinhos. A feira está prevista para começar às 9 horas com término às 12 horas.

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.