Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense joga kendama e venceu torneio virtual do Canadá

  • Notícias
  • >
  • Valinhense joga kendama e venceu torneio virtual do Canadá
Valinhense joga kendama e venceu torneio virtual do Canadá

Artur segurando o kendama, que é feito de madeira

Conhecido como uma brincadeira, o kendama vem chamando a atenção de crianças e adultos devido a diversidade de movimentos. Criado no Japão, e inspirado no bilboquê, o jogo consiste em uma pequena bolinha presa por um fio a uma estrutura de madeira em forma de cruz. Ao ser lançada, a bolinha deverá encaixar na parte superior da estrutura, ou também em outras composições do brinquedo.

O valinhense Artur Bernardes Damo, 46 anos, é uma das pessoas fascinadas pelo jogo e, desde 2018, vem se destacando em competições e apresentações nacionais. Em entrevista, Artur relatou que no último dia 26, esteve em Recife (PB), para se apresentar no evento “XXVII Feira Japonesa”. “Fui convidado pela organização do evento e foi muito legal e com uma grande recepção do público”.

Artur, que é morador do bairro Parque das Colinas, comentou que descobriu o kendama, após criar uma equipe de slackline, uma forma de exercício físico que consiste em movimentos estáticos ou dinâmicos sobre uma fita flexível. “A equipe durou entre os anos de 2017 a 2020, e durante campeonatos que participei acabei conhecendo o kendama”, relatou, ao acrescentar que para se aperfeiçoar na modalidade, fez aulas virtuais da modalidade com especialistas.

Sobre as competições que já participou, o valinhense foi sexto colocado no campeonato brasileiro, que ocorreu em 2018, em Osasco, e, em seguida, foi campeão iniciante e intermediário no torneio canadense “Live Ken League”, que aconteceu de forma virtual. “Atualmente estou participando do Ken League, organizado por um grupo americano e quero competir no torneio mundial na cidade de Hatsukaichi, no Japão, berço do kendama”.

BUSCA DA EVOLUÇÃO

Questionado sobre qual a dica para se tornar um jogador conhecido no kendama, Artur comentou da importância de estar sempre buscando a evolução no jogo e ter disciplina. “Temos que manter os estudos e buscar o conhecimento através de pessoas que jogam há anos. O kendama requer habilidade, persistência, dedicação e superação. Além disso, o jogo se torna ainda mais divertido graças a comunidade, que é acolhedora, e estimula os novos competidores a fazerem o seu melhor”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Nuvem de fumaça sobre o Brasil pode ser vista por satélite da Nasa

O satélite Deep Space Climate Observatory, da Nasa, registrou a nuvem de fumaça causada pela onda de incêndios que atinge o Brasil e outros países da América do Sul. A foto foi registrada a mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra. O fenômeno foi registrado no último domingo, dia 15.

Dias nublados e queda nas temperaturas podem marcar semana em Valinhos

A semana em Valinhos, iniciou chuvosa nesta segunda-feira, dia 16, e até esta quinta-feira, dia 19, pode ser marcada por dias nublados e queda nas temperaturas, de acordo com o portal meteorológico Climatempo. Os termômetros devem atingir uma temperatura mínima de até 15°C e há previsão de chuva para esta quarta-feira, dia 18.

Acidente danifica poste na Avenida Joaquim Alves Corrêa em Valinhos

Um acidente de trânsito que ocorreu na noite deste domingo, dia 15, danificou um poste na Avenida Joaquim Alves Corrêa, próximo ao Hospital Galileo, em Valinhos. Para orientar os motoristas, agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) estão no local.

Campanha dos candidatos a prefeito nos últimos dias em Valinhos

O JV recebeu das assessorias de imprensa dos candidatos a prefeito de Valinhos, as ações realizadas por cada um no último final de semana, entre sexta-feira e domingo, dias 13 e 15. Os candidatos estão por ordem alfabética.