Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense Larissa Yansen descobriu a esclerose múltipla ao ter dificuldade em andar

  • Notícias
  • >
  • Valinhense Larissa Yansen descobriu a esclerose múltipla ao ter dificuldade em andar
Valinhense Larissa Yansen descobriu a esclerose múltipla ao ter dificuldade em andar

Larissa faz uso de bengala para ajudar em sua locomoção

Desde 2014, o mês de agosto conta com a cor laranja, que tem por objetivo a conscientização sobre a esclerose múltipla, desmistificando essa doença autoimune que mais acomete jovens e adultos em todo o mundo. Como ponto alto do “Agosto Laranja”, nesta quarta-feira, dia 30, é o Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla.

E para falar da doença, o Jornal de Valinhos entrevistou a valinhense Larissa Freire Yansen, 26 anos. Ela contou que descobriu a doença em 2021, aos 24 anos. “Quando descobri a doença eu estava noiva. Foi um grande susto para mim. Pensei em terminar tudo porque meu noivo [Carlos Henrique dos Santos, 35 anos] não teria que passar por isso”, lembrou.

De acordo com Larissa, o começo dos sintomas foi impactante. ”Perdi a sensibilidade do umbigo para baixo e tinha dificuldade de andar. Assim, iniciei a investigação. E depois que fiz todos os exames fechou em esclerose múltipla. A partir daí minha vida mudou”, explicou ela, que passou a buscar informações e ver que, mesmo não tendo cura para a doença, existem vários tratamentos.

“Hoje faço tratamento convencional e uso o medicamento natalizubame, que salvou a minha vida e é fornecido pela Farmácia de Alto Custo de Valinhos”, revelou ela, que recebeu muito apoio dos pais Cristiane Lúcia Freire e Marcelo Yansen e do noivo. Ela se casou em abril de 2022.

Mesmo em tratamento, Larissa sofre com sequelas, já que o momento em que passou a ter os sintomas ela estava em surto. “O início do tratamento foi em dezembro de 2021. Demorou demais e, por isso, fiquei com as sequelas. Faço uso de bengala e tenho dores de cabeça e na lombar. E saber lidar com a dor é o grande desafio”, contou, acrescentando ainda que em fevereiro deste ano foi diagnosticada com lúpus.

 

DESMISTIFICANDO

A jovem ainda esclarece que a esclerose múltipla não é doença mental, nem contagiosa e que não existe prevenção. “Por isso, o diagnóstico precoce é importante. É uma doença que surge entre os 20 e 40 anos de idade. Não tem cura, mas sim tratamento. Temos que nos atentar aos sinais e saber escutar o corpo. A dica é sempre procurar um médico”, finaliza.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VALINHOS E VINHEDO EMPREENDIMENTOS LTDA

Ficam convocados os Srs. sócios quotistas do VALINHOS E VINHEDO EMPREENDIMENTOS LTDA., (EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL) em conformidade com o disposto em seu Contrato Social, a reunirem-se em ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA a realizar-se no dia 24/11/2025 (SEGUNDA-FEIRA), nas dependências da sede, no AUDITÓRIO DO HOSPITAL, à Av. Dr. Alfredo Zacharias, nº 1.816, Bairro Santa Escolástica, Valinhos/SP, às 19:30 horas.

Novembro Azul: Blitz da Saúde doa 1.000 exames de PSA

Em um esforço conjunto para promover a saúde masculina e fortalecer o combate ao câncer de próstata, o laboratório DMS Burnier participará da Campanha Novembro Azul da Prefeitura de Campinas, doando 1.000 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), fundamentais para o rastreamento da doença. O público-alvo prioritário para esta ação são homens acima de 50 anos e com 45 anos no caso de histórico familiar.

Como driblar o medo das crianças na hora do exame de sangue?

O momento de realizar exames laboratoriais pode ser um desafio para muitas famílias. O cenário é comum: choro, desespero e um medo genuíno, especialmente da temida “picadinha” da agulha. Esse receio não apenas causa sofrimento à criança, mas também gera ansiedade e aflição nos pais. Contudo, desmistificar o procedimento e adotar uma abordagem cuidadosa, com embasamento médico-comportamental, pode transformar essa experiência.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DE CONSTITUIÇÃO E FUNDAÇÃO DO INSTITUTO CASINHA AMARELA DE REABILITAÇÃO, EDUCAÇÃO E EQUOTERAPIA INCAREE

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DE CONSTITUIÇÃO …

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.