Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense Luiz Eduardo é bombeiro voluntário em Portugal

  • Notícias
  • >
  • Valinhense Luiz Eduardo é bombeiro voluntário em Portugal
Valinhense Luiz Eduardo é bombeiro voluntário em Portugal

Luiz Eduardo é engenheiro de manutenção e já foi bombeiro profissional

O valinhense Luiz Eduardo Fernandes Marques, 36 anos, é bombeiro voluntário há três anos em Portugal, atuando na Freguesia de Cesar, Concelho de Oliveira de Azeméis. Ele, que era morador do Parque Nova Suíça, comentou que se candidatou em 2021 como voluntário para se tornar bombeiro em Portugal em abril de 2021.

“Passava todos os dias em frente ao quartel dos bombeiros e um dia quis saber como poderia ser bombeiro voluntário. O comandante em substituição me deu todas as indicações e resolvi me arriscar em algo diferente, que movimentasse a minha vida e que eu pudesse fazer a diferença na vida das pessoas” contou, ao acrescentar que a possibilidade de atuar em Portugal, foi a ressignificação para a sua vida.

“Sou engenheiro de manutenção e já fui bombeiro profissional, atuando na equipe de intervenção permanente. Mas voltei à minha profissão original. Atualmente, sou voluntário e todo o mês fico quatro noites e um dia do final de semana no quartel, para todos os tipos de situações como incêndios urbanos, florestais, emergências hospitalares e acidentes” relatou, ao complementar que “consegui, além de dar um novo propósito para a minha vida, fazer novas amizades e ter o sentimento de ter feito a diferença na vida de uma pessoa”.

Luiz Eduardo comentou que uma das curiosidades de atuar em Portugal, são as emergências pré-hospitalares. “Não temos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, logo são os bombeiros que atendem essas ocorrências. Além disso, no verão os incêndios florestais são intensos. Cada saída é uma situação, oportunidade e aprendizado”.

AJUDAR

Questionado sobre qual a importância dos bombeiros na vida das pessoas, Luiz Eduardo destacou que cada pessoa deveria ter de conhecimentos de primeiros socorros. “Em questão de segundos, conseguimos fazer toda a diferença, salvando uma criança engasgada, parada cardíaca e princípio de incêndio, ocorrências que um bom treinamento pode ser o diferencial” concluindo, que “o mundo precisa de pessoas mais humanas com vontade de ajudar sem querer nada em troca. Ajudar faz a diferença na vida de outras pessoas e uma diferença ainda maior na nossa”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Igreja evangélica de Valinhos abre vagas para aulas gratuitas de violão

A Igreja Monte Forte Valinhos está com vagas abertas para o seu projeto social voltado para famílias carentes, com aulas gratuitas de violão.

Bryan se destaca nos campos em Valinhos e sonha em jogar pelo Palmeiras

O jovem jogador Bryan William Teixeira, de apenas 11 anos, tem se destacado nos campos de Valinhos com sua dedicação, garra e paixão pelo futebol

Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos realiza concerto de Natal na Matriz neste sábado

A Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos promove neste sábado, dia 7, às 15 horas, um concerto de Natal, na Igreja Matriz São Sebastião.

“Noite do Pastel” acontece em comunidade do Jd. Jurema em Valinhos neste sábado

A comunidade São José realizará a “Noite do Pastel” neste sábado, dia 7, das 18h30 às 22h30, no Jardim Jurema, em Valinhos.