Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense Luiz Eduardo é bombeiro voluntário em Portugal

  • Notícias
  • >
  • Valinhense Luiz Eduardo é bombeiro voluntário em Portugal
Valinhense Luiz Eduardo é bombeiro voluntário em Portugal

Luiz Eduardo é engenheiro de manutenção e já foi bombeiro profissional

O valinhense Luiz Eduardo Fernandes Marques, 36 anos, é bombeiro voluntário há três anos em Portugal, atuando na Freguesia de Cesar, Concelho de Oliveira de Azeméis. Ele, que era morador do Parque Nova Suíça, comentou que se candidatou em 2021 como voluntário para se tornar bombeiro em Portugal em abril de 2021.

“Passava todos os dias em frente ao quartel dos bombeiros e um dia quis saber como poderia ser bombeiro voluntário. O comandante em substituição me deu todas as indicações e resolvi me arriscar em algo diferente, que movimentasse a minha vida e que eu pudesse fazer a diferença na vida das pessoas” contou, ao acrescentar que a possibilidade de atuar em Portugal, foi a ressignificação para a sua vida.

“Sou engenheiro de manutenção e já fui bombeiro profissional, atuando na equipe de intervenção permanente. Mas voltei à minha profissão original. Atualmente, sou voluntário e todo o mês fico quatro noites e um dia do final de semana no quartel, para todos os tipos de situações como incêndios urbanos, florestais, emergências hospitalares e acidentes” relatou, ao complementar que “consegui, além de dar um novo propósito para a minha vida, fazer novas amizades e ter o sentimento de ter feito a diferença na vida de uma pessoa”.

Luiz Eduardo comentou que uma das curiosidades de atuar em Portugal, são as emergências pré-hospitalares. “Não temos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, logo são os bombeiros que atendem essas ocorrências. Além disso, no verão os incêndios florestais são intensos. Cada saída é uma situação, oportunidade e aprendizado”.

AJUDAR

Questionado sobre qual a importância dos bombeiros na vida das pessoas, Luiz Eduardo destacou que cada pessoa deveria ter de conhecimentos de primeiros socorros. “Em questão de segundos, conseguimos fazer toda a diferença, salvando uma criança engasgada, parada cardíaca e princípio de incêndio, ocorrências que um bom treinamento pode ser o diferencial” concluindo, que “o mundo precisa de pessoas mais humanas com vontade de ajudar sem querer nada em troca. Ajudar faz a diferença na vida de outras pessoas e uma diferença ainda maior na nossa”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Conheça Léo Pinho, um dos 5 candidatos a prefeito de Valinhos

O Jornal de Valinhos está publicando um resumo da história dos cinco candidatos a prefeito de Valinhos. O material solicitado já está em poder da Redação e será divulgado desde esta terça-feira, dia 10, até este sábado, dia 14, seguindo a ordem alfabética. A biografia de Alexandre Tonetti (União) e de Franklin (PL) já foram publicadas.

Abertas inscrições para cursos de informática e inglês básico do Fundo Social de Valinhos

Inscrições para cursos gratuitos de informática e inglês básico foram abertas pelo Fundo Social de Solidariedade de Valinhos em parceria com a empresa MC Valinhos Educação Profissional. As inscrições encerram no dia 20 de setembro.

“Baile das Debutantes” em 1984 do Clube Atlético Valinhense: Você conhece alguém nesta foto?

Até nos dias de hoje existem clubes em muitas cidades, principalmente em regiões interioranas, que mantêm o tradicional “Baile das Debutantes”. Anualmente realizado, o acontecimento é sempre muito aguardado pelos sócios e marca o primeiro baile da jovem que completa 15 anos, que vai com seu vestido impecavelmente preparado.

Silvio Santos é interpretado no filme “Silvio” por ator que mora em Valinhos

O ator de Valinhos Vinícius Albanez Ricci, de 32 anos, interpreta Silvio Santos durante a juventude no novo filme “Silvio”, que estreia nesta quinta-feira, dia 12, em cinemas do Brasil. Natural da capital paulista, ele mora em Valinhos desde 2022.