Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense passa em 1º no vestibular do ITA, um dos mais concorridos do país

  • Notícias
  • >
  • Valinhense passa em 1º no vestibular do ITA, um dos mais concorridos do país
Valinhense passa em 1º no vestibular do ITA, um dos mais concorridos do país
Eduardo conseguiu passar no ITA em sua terceira tentativa - Foto: Foto Parodi

O estudante valinhense Eduardo Henrique Camargo de Toledo (@eduardotoledo224), de 19 anos, passou em primeiro lugar no vestibular do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica), um dos mais concorridos do país. Ele obteve a 1ª colocação no geral, com a nota de 8,3, e em Física, com 8,25. Eduardo recebeu nesta terça-feira, dia 19, uma ligação do reitor da universidade, Anderson Ribeiro Correia, parabenizando por ter sido o primeiro no vestibular deste ano.

Morador do bairro Capuava, Eduardo é filho do casal Marco e Nívea Toledo. Em entrevista ao Jornal de Valinhos, o estudante contou sua trajetória até a conquista do sonho de entrar para a universidade que é referência em engenharia. Ele estudou desde os primeiros anos em escolas particulares e obteve as melhores notas durante os ensinos Fundamental e Médio. Também participou de várias olimpíadas de conhecimento e obteve muitas medalhas no Brasil, além de algumas internacionais. Ainda hoje, Eduardo está envolvido como voluntário na organização das OBA’s (Olimpíadas de Astronomia).

“A partir do terceiro ano do Ensino Médio eu me mudei para São José dos Campos para me preparar em um cursinho de lá para o ITA”, contou ele.

Em 2021, Eduardo fez o vestibular e teve nota para entrar, mas acabou caindo na regra do corte. “Se não atingir a nota mínima em uma das disciplinas você não entra. E a minha nota em Química acabou me prejudicando”, explicou.

Já em 2022 Eduardo obteve uma nota muita boa. “Fui 17º na colocação geral e desta vez consegui uma nota alta em Química, mas na redação não atingi a nota mínima e fiquei de fora”, revelou ele.

Mas em 2023, Eduardo conseguiu não apenas a aprovação, como as melhores notas, compensando todo seu esforço. E para quem também tem o sonho de ser aprovado nas melhores universidades, o estudante valinhense dá uma dica. “O que percebo é que muita gente acaba focando muito na matéria, em conteúdo. Vestibular mede estratégia de prova tanto quanto conhecimento em si. Interpretação de texto é um tipo de coisa que muitos negligenciam e é algo essencial”, finalizou.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Buldogue Bud ficou paraplégico por conta de hérnia de disco e hoje usa cadeira de rodas

“Meu nome é Leandro Bouth, sou casado com Lucilia Bouth, e um dos nossos companheiros de quatro patas é o buldogue francês Bud, conhecido nas redes sociais como Bud Em Movimento. Ele tem cinco anos e ficou paraplégico no ano passado.

Cajuzinho e outros pets estão para adoção no Bem-Estar Animal de Valinhos

Para quem deseja adotar um pet, o Bem-Estar Animal está com cães e gatos disponíveis para adoção.

Apaixonado por jiu-jitsu, valinhense Fernando teve AVC e hoje dá aulas para crianças

Fernando Nogueira Rodrigues, de 51 anos, é casado com Roberta Alves de Almeida e pai de Rafael, de 17 anos. Apaixonado por jiu-jitsu, o morador do bairro Jardim Imperial, em Valinhos, treina a arte marcial desde 1992, quando a modalidade ainda era pouco popular no Brasil.

Av. dos Esportes em Valinhos tem “Rolimã de Rua” neste domingo

O tradicional “Rolimã de Rua” terá mais uma edição na manhã deste domingo, dia 15, a partir das 8 horas na Avenida dos Esportes, ao lado do Parque Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos.