O autor escolheu a data de lançamento junto à campanha nacional Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, uma vez que a sua obra utiliza pontos de vista da psicanálise no novo livro, sobre traumas emocionais armazenados no inconsciente. “Aproveitando o tema, ressalto sobre os cuidados para com a saúde mental e a conscientização do valor da vida. Toda vida importa”.
Ele explicou também o conceito utilizado no livro. “O processo de criação deu-se a partir de um olhar dos ‘Fatos Sociais’, termo usado pelo sociólogo Émille Durkheim, ou seja, a realidade na qual estamos inseridos, uma era digital, à qual quem não está presente nas telas está à margem da sociedade, excluído. Um olhar que podemos ter acerca da realidade humana para com a realidade virtual é a discrepância da veracidade em tais postagens, que geralmente estão associadas a um padrão de vida bem-sucedida, viagens, corpo fitness, falsos sorrisos e tantos outros conteúdos rasos que não se sustentam por muito tempo”, explicou o autor.
Além disso, Thiago contou que traz no livro a questão da carência afetiva da nossa sociedade, que, segundo ele, é notada na adolescência. “Estamos inseridos em uma sociedade que infelizmente tem aumentado a demanda por buscas de terapias psicológicas das mais diversas linhas e abordagens. Portanto a pergunta é, em outras palavras: quem é a pessoa, com seus princípios, valores, emoções que está fora das redes sociais, com a internet desligada? Qual a identidade dela? Como ela lida com o viés emocional e a pressão exercida pela globalização social ao qual estamos inseridos quer queiramos ou não?”
Assim, em seu oitavo livro, Thiago compara a vida digital, nas redes sociais, com um verdadeiro teatro.
Ele também é autor dos livros: “Da hostilidade à hospitalidade”, “O doador de esperança”, “Confissões inacabadas”, “A trilha do herói”, “Quais curas a pandemia lhe trouxe?”, “Você é de Ferro?”, “Qual app nos guia à nova era?” e “Na viagem da vida seu medo é passageiro?”.
Quem se interessar pela obra, pode entrar em contato com o professor através do Instagram @prof_thiagopontes.