Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense supera bullying com a força da capoeira e inspira outras crianças

  • Notícias
  • >
  • Valinhense supera bullying com a força da capoeira e inspira outras crianças

Foto Arquivo pessoal

A valinhense Helloyza Hellena Santana, de 11 anos, moradora do bairro Bom Retiro, encontrou na capoeira um caminho para se reerguer após sofrer episódios de bullying na escola. A mãe, Jaqueline Aparecida Cunha Santana, procurou o Jornal de Valinhos com o objetivo de ajudar outras crianças na mesma situação de sua filha.

Ao JV, Jaqueline relembrou todo o episódio que ocorreu há cerca de dois anos. “Levei-a ao apoio psicológico, mas senti que precisava de mais. Foi quando a coloquei na capoeira e ela se encantou”.

 

Helloyza começou as aulas em março de 2023, no projeto Missões, sob orientação do mestre Marquinhos, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Governador André Franco Montoro. “Foi um ano bem difícil. Ela não conseguia se concentrar, ficou muito reprimida. Mas a paixão pela capoeira mudou tudo”, contou Jaqueline.

 

Hoje, a jovem é destaque nas rodas da modalidade na cidade. “Gosto de como a capoeira me desafia. Meus golpes preferidos são parafuso, meia-lua de compasso e canivete”, revelou Helloyza, que agora também inspira o irmão Théo Pietro Santana, de 5 anos, recém-iniciado na arte. “A capoeira me ajudou a me manter focada, ter disciplina, responsabilidade e compromisso”.

 

A valinhense também pratica futebol e falou sobre seus planos futuros além das modalidades. “Quero seguir no esporte, mas meu sonho mesmo é vestir a farda azul marinho da Guarda Municipal”, revelou.

 

Para a mãe, o orgulho é diário. “Sempre digo a ela que sou sua maior fã. Ver que juntas conseguimos superar tudo isso, nos fez fortalecer nosso laço de mãe e filha”. Helloyza se prepara agora para seu primeiro campeonato de capoeira, em julho, com um objetivo claro: um dia se tornar mestre, como seu professor.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Quarta é Feira é realizada nesta quarta de feriado com orientações da Zoonoses de Valinhos

A Quarta É Feira será realizada normalmente nesta quarta-feira, feriado de 9 de julho em homenagem à Revolução Constitucionalista, a partir das 15 horas, no CACC (Centro de Artes Cultura e Comércio de Valinhos). Equipe da Divisão de Vigilância em Zoonoses de Valinhos estará na feira para orientar o público sobre doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos.

Programa de oficinas gratuitas para jovens dos Patrulheiros de Valinhos tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa Mundo do Trabalho, do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, voltado a jovens de 16 a 22 anos, moradores da cidade. Os interessados devem se cadastrar no link https://forms.gle/mZd3QfqN9rNVg4TY8 e anexar os documentos exigidos.

Operação especial da Guarda combate o uso de linhas de pipa com cerol em Valinhos

Com a chegada das férias de julho, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos intensificou as operações de fiscalização contra o uso de cerol em linhas de pipa. O cerol, mistura de cola com vidro moído, é proibido por lei e quem for pego usando a linha cortante pode ser detido e ter que pagar multas de até R$ 2 mil.

Feira do Agricultor do Jd. do Lago de Valinhos tem início às 17 horas às terças-feiras

A Feira do Agricultor do Jardim do Lago, de Valinhos, tem início às 17 horas, todas as terças-feiras, para facilitar o acesso do consumidor que sai do trabalho e está chegando em sua casa por volta desse horário.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.