Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Você conhece alguma casa com piso de caquinhos em Valinhos?

  • Notícias
  • >
  • Você conhece alguma casa com piso de caquinhos em Valinhos?

Foto JV

O piso de caquinhos, que já foi muito popular no Brasil, mas acabou caindo em desuso, faz parte da história do desenvolvimento econômico de São Paulo. Muitos imóveis de Valinhos, porém, ainda preservam esse símbolo do desenvolvimento da indústria e arquitetura brasileira. Na foto, o piso de caquinhos adorna a entrada de uma casa na Vila Olivo, região central de Valinhos.

Na década de 1940, o estado de São Paulo passava por um importante avanço financeiro e industrial, inclusive com a instalação de um polo cerâmico. Uma das indústrias cerâmicas da cidade de São Caetano passou a produzir um piso muito popular na época, peças de cerâmica tingidas de vermelho, que tinham 20 por 20 centímetros cada uma. Quem podia pagar mais caro tinha outras opções de cores, amarelo e preto. 

Nas casas populares, o piso comum era o de cimento. A história conta que um funcionário da cerâmica pediu aos proprietários se podia levar para casa alguns descartes da produção, cacos dos pisos que não tinham utilidade e eram enterrados. Ele criou um mosaico e revestiu parte de sua casa com ele. 

A ideia vingou e os caquinhos descartados passaram a ser utilizados pela população com menos recursos financeiros, mas chamaram a atenção da classe média, que os adotou nas construções de seus quintais, principalmente nas décadas de 1940 e 1950, quando o revestimento virou moda.  

Com a revolução da indústria e da arquitetura, os caquinhos caíram em desuso, mas muitas casas ainda preservam parte dessa história em seus quintais, frente e até fachadas. 

Você conhece alguma casa com quintal de casaquinho? Conte pra gente. 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Quarta é Feira é realizada nesta quarta de feriado com orientações da Zoonoses de Valinhos

A Quarta É Feira será realizada normalmente nesta quarta-feira, feriado de 9 de julho em homenagem à Revolução Constitucionalista, a partir das 15 horas, no CACC (Centro de Artes Cultura e Comércio de Valinhos). Equipe da Divisão de Vigilância em Zoonoses de Valinhos estará na feira para orientar o público sobre doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos.

Programa de oficinas gratuitas para jovens dos Patrulheiros de Valinhos tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa Mundo do Trabalho, do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, voltado a jovens de 16 a 22 anos, moradores da cidade. Os interessados devem se cadastrar no link https://forms.gle/mZd3QfqN9rNVg4TY8 e anexar os documentos exigidos.

Operação especial da Guarda combate o uso de linhas de pipa com cerol em Valinhos

Com a chegada das férias de julho, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos intensificou as operações de fiscalização contra o uso de cerol em linhas de pipa. O cerol, mistura de cola com vidro moído, é proibido por lei e quem for pego usando a linha cortante pode ser detido e ter que pagar multas de até R$ 2 mil.

Feira do Agricultor do Jd. do Lago de Valinhos tem início às 17 horas às terças-feiras

A Feira do Agricultor do Jardim do Lago, de Valinhos, tem início às 17 horas, todas as terças-feiras, para facilitar o acesso do consumidor que sai do trabalho e está chegando em sua casa por volta desse horário.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.