Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Você sabia que onde está sendo construído um novo supermercado já foi uma importante cerâmica?

  • Notícias
  • >
  • Você sabia que onde está sendo construído um novo supermercado já foi uma importante cerâmica?
Você sabia que onde está sendo construído um novo supermercado já foi uma importante cerâmica?

Supermercado está sendo construído no terreno onde existia a Cerâmica Concórdia, no encontro da Rua Treze de Maio com a Av. Paulista

O terreno localizado no encontro do final da Rua Treze de Maio com a Avenida Paulista, onde está sendo construído um novo supermercado, foi sede da Cerâmica Concórdia, que exerceu um importante papel no desenvolvimento de Valinhos na primeira metade do século XX.

A história da cerâmica começou com Carlos Franceschini, italiano nascido em 16 de agosto de 1852, em Massa Macinaia, na cidade de Capannori, província de Lucca, região da Toscana.

 

De acordo com sua bisneta, a valinhense Yeda Lopes Soares de Castro, 86 anos, Carlos veio para o Brasil por volta de 1870, onde montou em Campinas uma olaria. “Prosperando, meu bisavô foi para Itália para se casar com Maria Atilia Squalia, em 5 de novembro de 1880”, contou.

 

Retornando ao Brasil, em Campinas, o casal teve os filhos Elisa, Tereza, Santina, Angelina, Eugênio, Vicenzo e Alberto. “Meu bisavô depois comprou terras em Valinhos no final do século XIX. Era dele toda a área em que foi montada a fábrica Gerin Focesi [Rigesa], e até onde posteriormente se tornou os bairros São Cristóvão e parte do Bom Retiro”.

 

Carlos se mudou então de Campinas para Valinhos com a família no final do século XIX e montou uma olaria para o filho Eugênio, que se casou em 4 de março de 1905, com Elisabetta Capovilla, com quem teve os filhos Carlos Miguel, Atílio, Alfredo, Arthur, Alberto, Américo, Abílio, Hoche, Maria Atília, Angelina, Hilda, Ondina e Neli.

“Entre os anos de 1920 e 1930, a olaria de Eugênio passou a fabricar telhas e outros tipos de tijolos e virou a Cerâmica Concórdia – Irmãos Franceschini”, recordou Yeda.

Ao ficarem adultos, os filhos de Eugênio passaram a administrar a empresa e fundaram o clube de futebol Concórdia, com sede no campo atual do Bom Retiro, e na olaria uma cancha de bocha.

Eugênio faleceu em 2 de agosto de 1949, e a cerâmica ficou sob administração de Abílio, Hoche, Alfredo e Atílio, vindo a encerrar as atividades em 30 de outubro de 1997. Os herdeiros venderam o terreno no ano passado para que uma rede de supermercados pudesse construir uma loja no local. (Colaboraram para a matéria os pesquisadores Marcel Pazinatto e Allan Pietri, da APHV)

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Hortifruti Fartura

Flores e cestas para um final de ano especial 😍🌹 A Dica do Vinícius de hoje é no Hortifruti Fartura, …

Loja É D+

Tudo que você precisa em um só lugar 🤩🔝 A Dica do Vinícius de hoje é na É D+, uma …

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE VALINHOS

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – IRMANDADE …

Falecimento: Tais Messias Santana

Faleceu nesta quinta-feira, dia 19, Tais Messias Santana, 30 anos, por conta de complicações causadas pela covid-19.