Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Você sabia que Valinhos já serviu de refúgio para moradores de Campinas?

  • Notícias
  • >
  • Você sabia que Valinhos já serviu de refúgio para moradores de Campinas?

Foto Reprodução

Valinhos já serviu de refúgio para os moradores de Campinas durante um episódio que marcou a história das duas cidades. Em 1889, Campinas enfrentou uma devastadora epidemia de febre amarela, que resultou na redução drástica de sua população.

Na época, Campinas tinha aproximadamente 20 mil habitantes, que foram reduzidos a apenas cerca de 4 mil por causa da epidemia. A maioria procurou refúgio em outras localidades, muitos deles na então Vila de Valinhos. 

 

Embora a febre amarela tenha representado uma tragédia sanitária para Campinas, a  mudança de seus moradores fez com que a Vila de Valinhos se desenvolvesse rapidamente, conquistando maior autonomia. Em 1893, foi criado o Distrito Policial de Valinhos e, três anos depois, a então vila foi elevada a Distrito de Paz, em 28 de maio, data em que o município comemora o aniversário, que soma 129 anos este ano. 

 

Na imagem, um registro do antigo Pouso de Pinheiros, considerado o marco oficial de Valinhos. A cidade surgiu a partir de uma sesmaria concedida a Alexandre Simões Vieira, que abriu um caminho de Jundiaí aos Goiazes, tendo como paragem o Pouso de Pinheiros, próximo ao ribeirão chamado Pinheiros. A sua localização é atribuída hoje ao bairro Capuava. 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Sara Marques de Valinhos é goleira da seleção brasileira de futsal da Liga Paulista

Aos 11 anos de idade, a valinhense Sara Marques, integra a seleção Brasileira de Futsal da LPF (Liga Paulista de Futsal) como goleira, e recentemente participou de sua primeira partida internacional defendendo o Brasil.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.