
Valinhos tem muitas equipes de esportes que marcaram época, e uma delas foi o time de futebol feminino do Pinheirão, um dos primeiros do gênero feminino que a cidade teve. O time enfrentava diversos adversários da região e foi lembrado em postagem feita nas redes sociais em junho pelo ex-vereador e secretário do clube do Jardim Pinheiros, Vlademir Veche, o Biskuí.
Ele postou uma foto da equipe na década de 80 e a repercussão foi instantânea para reunir o nome das jogadoras depois de tantos anos. A equipe deste Jornal de Valinhos entrou em contato com algumas das atletas que relembraram os momentos dentro de campo.
“Nós começamos a jogar bola em um campo de terra que tinha em frente à Escola Municipal Cecília Meireles [Jardim Paraíso], depois que fomos para um campo gramado que era no bairro Pinheirão. Foi uma época muito boa. Eu era a mais nova, tinha apenas 12 anos e jogava como lateral”, contou a ex-jogadora Luci Mari dos Santos a este JV.
“Era muito bom. Nós viajávamos para jogar em várias cidades da região com ônibus cedido pela prefeitura. Lotávamos ele com a equipe e torcedores que nos acompanhavam. Jogamos em Piracicaba, Bragança Paulista, nos estádios da Ponte Preta e do Guarani. Tivemos várias conquistas, mas não sei onde foram parar os troféus”, riu Alzeni dos Santos Camargo, enquanto contava sobre as viagens para jogos.
César Coutinho é sobrinho de Alzeni e de sua irmã, a também jogadora, Maria Alice dos Santos, já falecida. Ele conta que acompanhava o time de perto e que teve a ideia de fazer um jogo em homenagem à tia. “Eu era pequeno, mas estava sempre presente nos jogos. Quando vi a postagem pensei na hora em organizar um jogo com elas, em homenagem à minha tia Maria, mas agora vai ser preciso esperar a pandemia do coronavírus passar”.
ESCALAÇÃO
O JV conseguiu levantar os seguintes nomes do time: Em pé- Lucia, Maria Lucia, Cleusa, Regina, Roseli, Silvana, Márcia, Rosângela, Dalva (falecida), José Floriano (falecido); agachadas – Sonia, Luci Mara, Sandra, Alzeni, Maria Alice (falecida), Roseivone e Tata.
Tempo magnífico ….estou na foto…..Gina…me chamavam meu Pai acompanhava quando podia que saudade e satisfação em sermos homenageadas gratidão …..