Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

285 refugiados são acolhidos em Valinhos por projeto social

  • Notícias
  • >
  • 285 refugiados são acolhidos em Valinhos por projeto social
285 refugiados são acolhidos em Valinhos por projeto social

César com famílias assistidas pela ACOVIDAS conhecem instalações do Senai em Valinhos

Ao longo de sua história, Valinhos recebeu um grande número de imigrantes vindos da Itália e Japão, que ajudam a manter os laços da cidade com ambos os países. Devido às crises políticas e guerras, a cidade passou a receber na última década famílias refugiadas. Como nesta quarta-feira, dia 20, foi o Dia Mundial do Refugiado, o Jornal de Valinhos fez um levantamento junto à ACOVIDAS (Acolhimento Sem Fronteiras Ajuda Humanitária), criada em 2018 em Valinhos, que apontou que a cidade possui atualmente 285 pessoas refugiadas cadastradas no projeto.

Do total de cadastrados, 200 são originários da Venezuela, 50 do Haiti, 25 de Cuba e 10 do continente africano, países em regiões com crise sócio-política econômica ou que sofreram desastres naturais.

“A ACOVIDAS nasceu da necessidade de urgência de ajuda humanitária e integração social aos haitianos, africanos e depois venezuelanos e, por último, cubanos. É um projeto social não assistencialista e sem ideologia. Formado por voluntários chamados de ‘Amigos de ACOVIDAS de Valinhos e até de outras cidades, buscamos parcerias de trabalho no comércio e indústrias da cidade, além de doações de roupas, móveis e tudo que precisa para montar a casa dos acolhidos, que chegam na situação de vulnerabilidade social” , explica César Braghetto, fundador e voluntário da ACOVIDAS.

O projeto social, que pretende se tornar uma ONG (Organização Não Governamental) ainda tem a ajuda voluntária de conselheiros como a voluntária Rosely Poletto, ativa no apoio na saúde e educação. Além de agilizar o ingresso de crianças nas escolas e creches, ela apoia em outros cuidados ligados à saúde mental e física dos acolhidos fazendo um intercâmbio com órgãos públicos como as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social por meio dos CRAS’s (Centros de Referência de Assistência Social).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Wilson Lazaretti de Valinhos ensina animação e conquista o cenário internacional

O valinhense Wilson Lazaretti, de 72 anos, é um nome importante no cinema de animação brasileiro, com vários projetos em sua carreira, ele se destaca por ser um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e lecionar aulas no departamento de Artes Plásticas da Unicamp.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.