
Equipes do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos) retiraram nesta semana quatro caminhões grandes com entulhos despejados clandestinamente em terrenos de reservatórios de água tratada do município.
O que deveria ter sido uma manutenção de rotina e capinação dos locais, se transformou em uma grande ação para remover lixo, móveis velhos e outros materiais descartados irregularmente por moradores em área pública.
A limpeza foi realizada nos terrenos dos reservatórios dos bairros Parque Florence, Jardim Morada do Sol, São Marcos, Santa Maria, Jardim do Lago e Colina dos Pinheiros. Após a limpeza, o DAEV fixou faixa no local com o aviso “Proibido Jogar Lixo e Entulho”, juntamente com telefones para denunciar infratores (153 ou 0800–133-839).
“Quando os moradores descartam irregularmente lixo de suas casas em áreas públicas ou privadas, provocam outro problema, ainda mais grave, porque favorecem criadouros de mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Materiais sem uso devem ser descartados corretamente no Ecoponto Municipal”, afirmou o presidente do DAEV, Ricardo Gardim.
Em abril deste ano, o DAEV já havia realizado o mesmo procedimento. O descarte irregular de materiais inservíveis em ruas, calçadas, praças públicas, privadas, áreas verdes ou qualquer terreno é considerado crime, passível de punição.
O Ecoponto Municipal está localizado na Rua João Bissoto Filho, n° 2.245, ao lado do Recanto dos Velhinhos, no bairro dos Ortizes.