Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

“Rancho do Chico Loco” em Valinhos trazia artistas famosos

  • Notícias
  • >
  • “Rancho do Chico Loco” em Valinhos trazia artistas famosos
"Rancho do Chico Loco" em Valinhos trazia artistas famosos

“Rancho do Chico Loco” ficava no Jardim Pinheiros, próximo à Fonte Sônia

Considerado entre os anos 1960 e 1980 um dos restaurantes mais tradicionais de Valinhos e região, o "Rancho do Chico Loco" recebia clientes, incluindo famílias inteiras, em busca de uma boa comida caseira.

O carro-chefe era o “Frango na brasa com queijo e polenta frita”, feito na churrasqueira e no capricho por Ferdinando Stella, conhecido como “Seo Stella” ou “Feiticeiro do Frango”. Seu filho, Elio, hoje com 70 anos e na época adolescente, ajudava o pai na tarefa.

Em entrevista, Elio contou que “o cliente sentava na mesa e tinha uma bandeja com pescoços de frango crocantes. Era o prato de entrada, que não era cobrado. E na saída ganhava um pirulito chupeta de caramelo vermelho”.

Fundado no início dos 1960 por Francisco de Castro Júnior, o “Chico Loco”, e sua esposa, Ana Thereza Príncipe, o estabelecimento funcionava no centro. Ainda em meados da década de 60, mudou-se para a Avenida Doutor Altino Gouveia, no Jd. Pinheiros, próximo à Fonte Sônia.

Durante anos, o estabelecimento funcionou só como restaurante, porém, em fins dos anos 60, o local foi ampliado e ganhou espaço para a música e dança, embaladas pela presença de conjuntos e artistas da época, como Toquinho, Vinícius de Moraes, Agnaldo Timóteo, Ângela Maria, Cauby Peixoto, as “Mulatas do Sargentelli” e dentre outros.

Cacá Príncipe, sobrinho de Ana Thereza, relatou em entrevista que o nome “Chico Loco”, era em homenagem ao seu tio Francisco, que faleceu na década de 70. “Ele era um empresário à frente do seu tempo, além de ser um homem agitado e brincalhão. O apelido era em função de sua visão para os negócios”, disse, ao acrescentar que muitos clientes visitavam o restaurante para conversar com os seus tios. “As pessoas gostavam de bater papo com eles, como o Roque Palácio [já falecido] e o Rodolfo Signorini, o Dodô”.

O Rancho Chico Loco fechou as portas ao final dos anos 80. (Fotos: Acervos Foto Parodi e da família Stella).

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Primeira edição do Boteco do Samba da Tia Rê acontece na Fonte Santa Tereza em Valinhos

A primeira edição do Boteco do Samba da Tia Rê acontece no próximo dia 24 de maio, sábado, a partir das 18 horas, em um icônico espaço de Valinhos, a Fonte Santa Tereza. Os ingressos já estão à venda no link https://encurtador.com.br/kxUTo.

Praça arborizada se destaca na região central de Valinhos

Quem passa pela Avenida dos Esportes, no trecho próximo ao CEV (Centro De Especialidades De Valinhos), pode se deparar com uma charmosa e arborizada praça, com bancos, ponte sob o córrego, e um lugar tranquilo, na região central de Valinhos.

Cinema ao ar livre com pipoca de graça acontece em Campinas nesta terça-feira

A Praça do Parque Oziel, em Campinas, recebe nesta terça-feira, dia 15, a partir das 18 horas, o CineSolar, um cinema itinerante movido a energia solar, com entrada gratuita e distribuição de pipoca.

Valinhense Duda Novais sonha em jogar no Corinthians e deixar sua marca no futebol

O futebol feminino segue ganhando força em Valinhos, e atletas como Eduarda de Oliveira Novais, também conhecida como Duda, mostram que o esporte pode ser um caminho promissor. Aos 12 anos, a jovem moradora do bairro Ortizes já atua em várias equipes e sonha em seguir carreira profissional.