Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Dia de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: dependência mata 3 milhões de pessoas ao ano no mundo

  • Notícias
  • >
  • Dia de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: dependência mata 3 milhões de pessoas ao ano no mundo

(Foto: Arquivo pessoal)

Três milhões de pessoas morrem por ano devido ao abuso no consumo de álcool e drogas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Conscientizar as pessoas sobre os riscos da dependência química é o objetivo do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, em 20 de fevereiro.

O Relatório Mundial sobre Drogas 2024, do UnoDC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), mostra que mais de 292 milhões de pessoas usaram drogas em 2022, um aumento de 20% em relação à década anterior. 

Ainda segundo o relatório, estima-se que 7 milhões de pessoas tiveram algum contato formal com a polícia (prisões, advertências, notificações) por delitos relacionados a drogas em 2022 e mais de 1,6 milhão foram condenadas a responder pelo crime cometido. 

O Panorama 2024: Álcool e a Saúde dos Brasileiros do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) mostra que apenas o alcoolismo provocou a morte de 12.413 pessoas no Brasil em 2023, 11.566 por doença do fígado e 8.479 por transtornos associados ao uso de álcool. 

A pesquisa Vigitel 2023, do Ministério da Saúde, mostra aumento do consumo abusivo de álcool no Brasil, passando de 18,1% da população em 2010 para 20,8% em 2023.

Em Valinhos, há vários grupos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos dedicados a ajudar dependentes químicos. Confira 

Alcoólicos Anônimos

Grupo Renascença

Rua Campos Salles, 432 Fundos

Vila São Sebastião

 

Grupo Salva Vida

Rua Padre Manoel Guinaut, 81, sala 2

Centro

 

Narcóticos Anônimos

Grupo Boa Vontade 0.58 km

Rua José Gervásio Marchiori, s/nº

Castelo

 

Grupo Paz 

Avenida João Antunes dos Santos, 530

Jardim Pinheiros




Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pôr do sol encantador colore o céu de Valinhos

Equipe de reportagem do Jornal de Valinhos flagra o céu colorido no pôr do sol no Jardim Nova Era, por volta das 18 horas desta quinta-feira, dia 20.

Curso de Inteligência Emocional para Negócios tem inscrições abertas em Valinhos

O Sebrae, em parceria com a prefeitura de Valinhos, abriu inscrições para um curso de Inteligência Emocional para Negócios, em celebração à Semana da Mulher.

COMUNICADO OFICIAL – PREFEITURA DE VALINHOS

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias COMUNICADO OFICIAL – PREFEITURA DE VALINHOS 21 de fevereiro …

Clima do Carnaval deve ser quente e com poucas chuvas

O clima durante os dias de Carnaval deve ser quente este ano, segundo a previsão do Climatempo. Não há expectativa da passagem de nenhuma frente fria pelo Sudeste nos dias de folia.