Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Amor e afeto marcam história de famílias acolhedoras em Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Amor e afeto marcam história de famílias acolhedoras em Valinhos

Foto Arquivo Pessoal / Fabiana, Thiago e Gael

Quando criança, a empresária e moradora de Valinhos Fabiana Cristina da Silva, na foto com o marido, Thiago José da Silva, e o filho, Gael, vivenciou o drama de uma família desestruturada e precisou ser acolhida pelos parentes da mãe. Ela conta que esse apoio foi fundamental para seu desenvolvimento emocional.

Adulta, Fabiana faz questão de ajudar crianças que precisam de apoio. Há seis anos, passou a abrigar crianças afastadas de suas famílias. Mais que isso, transformou sua própria família em um abrigo seguro para crianças.

Fabiana, Thiago e Gael são uma Família Acolhedora, alternativa afetuosa e individualizada para cuidar de crianças e adolescentes que foram retirados de sua família de origem. 

A coordenadora do serviço de acolhimento familiar de Valinhos, Karen Cristina Costa Battaglin, explica que as crianças recebem, nessas famílias, estabilidade e afeto durante o tempo necessário.

A conscientização sobre a importância desse afeto é um dos temas da IX Semana da Família Acolhedora Valinhense, que será aberta nesta terça-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Valinhos, às 18h30. 

“O número de famílias acolhedoras em Valinhos ainda é insuficiente. Existem muitas crianças e adolescentes que precisam ser encaminhadas para instituições, mesmo nos casos em que o acolhimento familiar seria o mais apropriado”, explica Karen. 

A coordenadora reforça que o acolhimento não tem como objetivo a adoção, mas visa a reintegração da criança. “Ser família acolhedora é estar disposto a amar com desprendimento, mas com a garantia de que o impacto para a criança e para si será grandioso e eterno”, diz. 

Fabiana define a família acolhedora como um porto seguro onde a criança faz uma parada para se abastecer de cuidado, amor e carinho antes de seguir seu caminho. Ela apela às famílias de Valinhos para que façam parte do programa. “A gente acha que vai ensinar, mas aprende muito mais”, afirma.

Karen lembra que as famílias acolhedoras recebem um subsídio financeiro para os custos com as necessidades da criança. Mais informações pelo Whatsapp (19) 98367-0113 ou no site www.casadacriancadevalinhos.org.br.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Pacientes com diabetes tipo 1 em Valinhos terão direito a sensores de glicose gratuitos

A prefeitura de Valinhos instituiu o Programa Municipal de Distribuição do Medidor Contínuo de Glicose “FreeStyle Libre 2” através da Lei nº 6.756 publicada no Boletim Municipal.

Filme gravado em Valinhos será exibido no “Cine Museu” desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, será realizada mais uma edição do “Cine Museu”. O evento exibirá gratuitamente o filme “Inacessíveis”, produzido totalmente em Valinhos.

Advogados terão entrada gratuita no Hopi Hari no mês de agosto

Seguindo o costume que vem se criando nos últimos meses de oferecer ingressos de cortesia para certos públicos, em agosto o parque temático Hopi Hari dará entradas gratuitas para os advogados.

Karateca valinhense Júlia Bicudo é prata no Sul-Americano e mira pódio no Campeonato Brasileiro

A jovem atleta valinhense Júlia Bicudo, de 18 anos, brilhou no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado neste mês, em Recife (PE). Moradora do bairro Vila Olivo e dedicada ao esporte desde a infância, ela conquistou a medalha de prata na categoria Kata por Equipe Sub-21, tornando-se vice-campeã sul-americana.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.