Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhos comemora 129 anos de acolhida e cria o Dia do Imigrante e do Refugiado

  • Notícias
  • >
  • Valinhos comemora 129 anos de acolhida e cria o Dia do Imigrante e do Refugiado

Foto Acovidas

Há mais de um século Valinhos congrega uma população que une diferentes nacionalidades. Dos colonos italianos aos refugiados de diferentes países, a cidade se consolida como um polo de acolhida e recomeço.

No mês de seu aniversário, celebrado em 28 de maio, foi sancionada a Lei que institui, em 25 de junho, o Dia do Imigrante e do Refugiado em Valinhos, que já passa a ser celebrado a partir deste ano. 

A Lei reconhece e celebra a contribuição de pessoas de diferentes nacionalidades para a formação e o desenvolvimento social, com diversidade cultural e étnica, respeito às diferenças e solidariedade. 

A organização Acovidas (Acolhimento Sem Fronteiras Ajuda Humanitária), que acolhe imigrantes e refugiados em Valinhos, informou ao Jornal de Valinhos que tem ao menos 450 adultos e mais de 100 crianças cadastradas em seus programas. Desse total, cerca de 300 imigrantes são venezuelanos. Haitianos, cubanos e africanos, principalmente da Guiné Bissau, completam o grupo.

“Desde 2018, ao contratar estrangeiros do Haiti na empresa onde trabalho, senti o desejo de ajudar mais, entendendo as dificuldades do idioma, acessibilidade, integração social e inclusão, e começamos um voluntariado que foi aumentando para também os africanos e depois venezuelanos e cubanos”, afirma César Braghetto, da Acovidas. Mais informações no link acovidas.org

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Valinhos informou ao Jornal de Valinhos que ao menos 65 famílias de imigrantes estão referenciadas em CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), principalmente cubanos e venezuelanos, a maioria deles cadastrada no CRAS Figueiras

No Brasil, de 2010 a 2024, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o maior fluxo migratório é de migrantes vindos da Venezuela, do Haiti e da Bolívia. Os refugiados reconhecidos são, em sua maioria, da Venezuela, da Síria e da República Democrática do Congo. Os solicitantes de refúgio têm como principais nacionalidades venezuelana, cubana e haitiana.



Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

ASSUITÁLIA – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO PQ NOVA SUIÇA E RES. NOVA ITÁLIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias ASSUITÁLIA – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO PQ NOVA SUIÇA …

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL E COMERCIAL “MIRANTE DO LENHEIRO”

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias CONDOMÍNIO RESIDENCIAL E COMERCIAL “MIRANTE DO LENHEIRO” 12 de …

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA CONDOMÍNIO VILLAGE VISCONDE DE ITAMARACÁ

Pelo presente Edital, ficam convocados todos os condôminos para a Assembleia Geral
Ordinária, a realizar-se no Condomínio Village Visconde de Itamaracá, CNPJ: 68.008.416/0001
90, situado à Rua Emílio Romanetti, no 230, Bairro Sítio Recreio dos Cafezais, em Valinhos,
Estado de São Paulo, no próximo dia 13 (treze) de Dezembro de 2.025, às 9:00h, em primeira
convocação e com número regular e legal de presentes, ou às 9:30h do mesmo dia, com qualquer
número de presentes, com término previsto para 11:30h.

Mitos e verdades sobre doar sangue

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta terça-feira (25). A data homenageia quem pratica este ato de solidariedade e serve como um lembrete para a importância das doações manterem os estoques de sangue em dia.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.