Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Adoniran Barbosa e Flávio de Carvalho: ilustres de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Adoniran Barbosa e Flávio de Carvalho: ilustres de Valinhos

Fotos Divulgação

Entre muitos artistas relevantes que fazem parte da história de Valinhos, o Jornal de Valinhos destaca dois gênios que são referência em suas respectivas e diversas atuações.

Adoniran Barbosa, nascido João Rubinato em Valinhos em 1910, foi um ator, radialista, músico e compositor. Considerado o maior nome do samba paulistano, eternizou figuras simples da vida urbana em suas músicas.

Adoniran teve suas canções interpretadas por gigantes da música nacional, como Elis Regina, Elza Soares, Ney Matogrosso, Gal Costa e, claro, Demônios da Garoa. 

Flávio de Carvalho, um dos artistas e pensadores mais provocativos do modernismo brasileiro, escolheu Valinhos para viver e se instalou na Fazenda Capuava, onde construiu, entre 1929 e 1938, o imóvel pioneiro da arquitetura moderna no Brasil, que está sendo revitalizado. 

A produção de Flávio de Carvalho inclui pinturas, esculturas, experimentos e projetos arquitetônicos que exploram temas como o corpo humano, a sexualidade e o comportamento social, muitas vezes com tom provocativo e satírico. Flávio de Carvalho morreu em 1973 e seu corpo foi enterrado no Cemitério São João Batista de Valinhos. 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Valinhense Rebekah Santos conquista duas medalhas de Ouro na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira

A jovem atleta Rebekah Santos, de apenas 17 anos, levou o nome de Valinhos ao topo do pódio na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira, realizada no último domingo, dia 13.

Falecimento: Idalgo Antonio Chieratto

Faleceu nesta segunda-feira, dia 14, aos 79 anos, Idalgo Antonio Chieratto, vítima de sepse. Nascido em Campinas, ele viveu toda a sua vida em Valinhos, sendo os últimos 47 anos no bairro Jardim Paraíso.

Diploma digital para graduação passa a ser obrigatório no Brasil

Desde o dia 1º de julho, todos os cursos de graduação no Brasil devem emitir exclusivamente diplomas digitais. A exigência, determinada pelo MEC (Ministério da Educação), se aplica a instituições federais públicas e também privadas. Com isso, os diplomas em papel deixam de ter validade jurídica e passam a ter apenas função representativa.

Falecimento: José Cláudio dos Santos (Claudinho)

Faleceu no último domingo, dia 13, aos 64 anos, José Claudio dos Santos, morador do bairro Cecap, em Valinhos. Ele sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma pneumonia.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.