Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhos comemora 129 anos de acolhida e cria o Dia do Imigrante e do Refugiado

  • Notícias
  • >
  • Valinhos comemora 129 anos de acolhida e cria o Dia do Imigrante e do Refugiado

Foto Acovidas

Há mais de um século Valinhos congrega uma população que une diferentes nacionalidades. Dos colonos italianos aos refugiados de diferentes países, a cidade se consolida como um polo de acolhida e recomeço.

No mês de seu aniversário, celebrado em 28 de maio, foi sancionada a Lei que institui, em 25 de junho, o Dia do Imigrante e do Refugiado em Valinhos, que já passa a ser celebrado a partir deste ano. 

A Lei reconhece e celebra a contribuição de pessoas de diferentes nacionalidades para a formação e o desenvolvimento social, com diversidade cultural e étnica, respeito às diferenças e solidariedade. 

A organização Acovidas (Acolhimento Sem Fronteiras Ajuda Humanitária), que acolhe imigrantes e refugiados em Valinhos, informou ao Jornal de Valinhos que tem ao menos 450 adultos e mais de 100 crianças cadastradas em seus programas. Desse total, cerca de 300 imigrantes são venezuelanos. Haitianos, cubanos e africanos, principalmente da Guiné Bissau, completam o grupo.

“Desde 2018, ao contratar estrangeiros do Haiti na empresa onde trabalho, senti o desejo de ajudar mais, entendendo as dificuldades do idioma, acessibilidade, integração social e inclusão, e começamos um voluntariado que foi aumentando para também os africanos e depois venezuelanos e cubanos”, afirma César Braghetto, da Acovidas. Mais informações no link acovidas.org

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Valinhos informou ao Jornal de Valinhos que ao menos 65 famílias de imigrantes estão referenciadas em CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), principalmente cubanos e venezuelanos, a maioria deles cadastrada no CRAS Figueiras

No Brasil, de 2010 a 2024, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o maior fluxo migratório é de migrantes vindos da Venezuela, do Haiti e da Bolívia. Os refugiados reconhecidos são, em sua maioria, da Venezuela, da Síria e da República Democrática do Congo. Os solicitantes de refúgio têm como principais nacionalidades venezuelana, cubana e haitiana.



Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Quarta é Feira é realizada nesta quarta de feriado com orientações da Zoonoses de Valinhos

A Quarta É Feira será realizada normalmente nesta quarta-feira, feriado de 9 de julho em homenagem à Revolução Constitucionalista, a partir das 15 horas, no CACC (Centro de Artes Cultura e Comércio de Valinhos). Equipe da Divisão de Vigilância em Zoonoses de Valinhos estará na feira para orientar o público sobre doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos.

Programa de oficinas gratuitas para jovens dos Patrulheiros de Valinhos tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa Mundo do Trabalho, do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, voltado a jovens de 16 a 22 anos, moradores da cidade. Os interessados devem se cadastrar no link https://forms.gle/mZd3QfqN9rNVg4TY8 e anexar os documentos exigidos.

Operação especial da Guarda combate o uso de linhas de pipa com cerol em Valinhos

Com a chegada das férias de julho, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos intensificou as operações de fiscalização contra o uso de cerol em linhas de pipa. O cerol, mistura de cola com vidro moído, é proibido por lei e quem for pego usando a linha cortante pode ser detido e ter que pagar multas de até R$ 2 mil.

Feira do Agricultor do Jd. do Lago de Valinhos tem início às 17 horas às terças-feiras

A Feira do Agricultor do Jardim do Lago, de Valinhos, tem início às 17 horas, todas as terças-feiras, para facilitar o acesso do consumidor que sai do trabalho e está chegando em sua casa por volta desse horário.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.