Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Valinhense pratica dieta ovolactovegetariana por uma alimentação mais consciente

  • Notícias
  • >
  • Valinhense pratica dieta ovolactovegetariana por uma alimentação mais consciente

 Foto: Arquivo Pessoal

Em Valinhos, o crescimento da oferta de pratos sem carne em restaurantes e estabelecimentos gastronômicos acompanha uma tendência cada vez mais presente em todos os lugares: a busca por uma alimentação mais consciente.

Um exemplo disso é o valinhense Luiz Henrique Prado, 42 anos, morador do bairro Bela Vista e adepto do ovolactovegetarianismo há 22 anos.“Eu nunca apreciei o sabor de qualquer carne. Por volta dos meus 20 anos de idade passei a ler alguns artigos sobre os impactos da dieta carnívora para os animais e o meio ambiente. Foi então que decidi parar de comer”, contou em entrevista ao Jornal de Valinhos.

Segundo definições de especialistas, o ovolactovegetarianismo é um estilo alimentar que exclui todos os tipos de carne, mas permite o consumo de ovos, leite e seus derivados. 

Ao contrário do que muitos imaginam, Luiz afirmou que a transição foi tranquila. “Sinceramente foram bem poucos os desafios, na verdade nem consigo lembrar de algum, pois nunca fui um grande consumidor de carne”.

Em relação à saúde, ele relata que a mudança não trouxe impactos significativos no corpo, mas muito no espírito. “Apenas me senti mais em paz por deixar de consumir carne de algum animal”. Apesar de não fazer acompanhamento nutricional contínuo, os exames que realizou ao longo do tempo nunca indicaram deficiências ligadas à dieta.

Atualmente, Luiz reconhece que o acesso a produtos e refeições vegetarianas está muito mais fácil. “Qualquer supermercado tem uma parte dedicada aos vegetarianos e muitos restaurantes também têm essa preocupação em oferecer opções”.

Na convivência familiar, a adaptação foi natural. “Tenho dois irmãos e um deles também é ovolactovegetariano. Em reuniões de família acaba sempre tendo alguma comida feita separadamente e no final dá tudo certo. Em churrascos sempre tem uma parte da grelha separada para assar espetinhos de queijo ou pão de alho”.

Sobre influenciar outras pessoas, Luiz é direto e ressalta seu ponto de vista. “Não costumo ser um vegetariano doutrinador. Respeito a dieta de cada um, mesmo tendo a convicção de que o vegetarianismo é mais justo com os animais”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Praça Washington Luís em Valinhos terá evento de adoção animal neste domingo

O Praça Washington Luís, em Valinhos, recebe na manhã deste domingo, dia 31, o “Dia de Cão”, evento de adoção de cães do Cãoscientização Animal de Valinhos. A feira está prevista para começar às 9 horas com término às 12 horas.

Moradora de Valinhos conhece família biológica após 42 anos

A moradora de Valinhos Nara de Moraes Barreto Leão, de 42 anos, foi adotada por Maria Clara de Moraes Barreto e Getúlio Alves Barreto logo após o seu nascimento. Em entrevista para o Jornal de Valinhos, Nara contou que teve uma criação muito boa e que seus pais foram muito importantes para sua criação. “Meus pais de criação são maravilhosos, pessoas abençoadas que Deus colocou na minha vida”, disse.

Feira do Produtor de Valinhos acontece na manhã deste sábado no Parque Municipal

A tradicional Feira do Produtor de Valinhos tem mais uma edição na manhã deste sábado, dia 30, no galpão do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A feira conta com barracas de frutas, verduras e mix de produtos como pães, iogurte, queijo leite, ovos e outros produtos.

Horário de verão pode voltar ainda este ano. Qual sua opinião?

O Ministério de Minas e Energia, em conjunto com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), analisa possível volta do horário de verão ainda neste ano.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.