Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Amor e afeto marcam história de famílias acolhedoras em Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Amor e afeto marcam história de famílias acolhedoras em Valinhos

Foto Arquivo Pessoal / Fabiana, Thiago e Gael

Quando criança, a empresária e moradora de Valinhos Fabiana Cristina da Silva, na foto com o marido, Thiago José da Silva, e o filho, Gael, vivenciou o drama de uma família desestruturada e precisou ser acolhida pelos parentes da mãe. Ela conta que esse apoio foi fundamental para seu desenvolvimento emocional.

Adulta, Fabiana faz questão de ajudar crianças que precisam de apoio. Há seis anos, passou a abrigar crianças afastadas de suas famílias. Mais que isso, transformou sua própria família em um abrigo seguro para crianças.

Fabiana, Thiago e Gael são uma Família Acolhedora, alternativa afetuosa e individualizada para cuidar de crianças e adolescentes que foram retirados de sua família de origem. 

A coordenadora do serviço de acolhimento familiar de Valinhos, Karen Cristina Costa Battaglin, explica que as crianças recebem, nessas famílias, estabilidade e afeto durante o tempo necessário.

A conscientização sobre a importância desse afeto é um dos temas da IX Semana da Família Acolhedora Valinhense, que será aberta nesta terça-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Valinhos, às 18h30. 

“O número de famílias acolhedoras em Valinhos ainda é insuficiente. Existem muitas crianças e adolescentes que precisam ser encaminhadas para instituições, mesmo nos casos em que o acolhimento familiar seria o mais apropriado”, explica Karen. 

A coordenadora reforça que o acolhimento não tem como objetivo a adoção, mas visa a reintegração da criança. “Ser família acolhedora é estar disposto a amar com desprendimento, mas com a garantia de que o impacto para a criança e para si será grandioso e eterno”, diz. 

Fabiana define a família acolhedora como um porto seguro onde a criança faz uma parada para se abastecer de cuidado, amor e carinho antes de seguir seu caminho. Ela apela às famílias de Valinhos para que façam parte do programa. “A gente acha que vai ensinar, mas aprende muito mais”, afirma.

Karen lembra que as famílias acolhedoras recebem um subsídio financeiro para os custos com as necessidades da criança. Mais informações pelo Whatsapp (19) 98367-0113 ou no site www.casadacriancadevalinhos.org.br.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Valinhense Rebekah Santos conquista duas medalhas de Ouro na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira

A jovem atleta Rebekah Santos, de apenas 17 anos, levou o nome de Valinhos ao topo do pódio na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira, realizada no último domingo, dia 13.

Falecimento: Idalgo Antonio Chieratto

Faleceu nesta segunda-feira, dia 14, aos 79 anos, Idalgo Antonio Chieratto, vítima de sepse. Nascido em Campinas, ele viveu toda a sua vida em Valinhos, sendo os últimos 47 anos no bairro Jardim Paraíso.

Diploma digital para graduação passa a ser obrigatório no Brasil

Desde o dia 1º de julho, todos os cursos de graduação no Brasil devem emitir exclusivamente diplomas digitais. A exigência, determinada pelo MEC (Ministério da Educação), se aplica a instituições federais públicas e também privadas. Com isso, os diplomas em papel deixam de ter validade jurídica e passam a ter apenas função representativa.

Falecimento: José Cláudio dos Santos (Claudinho)

Faleceu no último domingo, dia 13, aos 64 anos, José Claudio dos Santos, morador do bairro Cecap, em Valinhos. Ele sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma pneumonia.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.