Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Arraste para o lado e reviva o passado no aniversário de 129 anos de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Arraste para o lado e reviva o passado no aniversário de 129 anos de Valinhos

Nesta quarta-feira, dia 28, Valinhos completa 129 anos de Elevação a Distrito de Paz, e o Jornal de Valinhos traz nesta edição da coluna “Máquina do Tempo” fotos do passado difundidas com o presente, de alguns pontos da cidade.

HISTÓRIA

A história de Valinhos teve início com a concessão de uma sesmaria a Alexandre Simões Vieira, no dia 2 de dezembro de 1732. Já em meados do século 18, o então bairro de Campinas passou a ser chamado de Valinhos, por conta dos muitos vales existentes no seu território. Seu desenvolvimento se deu com o aumento de fazendas cafeeiras na região e com a construção da ferrovia.

 

A economia de Valinhos prosperava e com ela centenas de pessoas de diferentes regiões do Brasil e imigrantes, principalmente italianos, começaram a vir para o povoado. Assim, em 28 de maio de 1896, o bairro foi elevado à categoria de Distrito de Paz de Campinas.

 

Importante registrar que em 1901, o imigrante italiano Lino Busatto introduziu a cultura do figo roxo e, devido a isso, em 1910, a Valinhos passou a ser conhecida como a Capital do Figo Roxo.

 

Com o constante crescimento do então Distrito, foi iniciado pelos moradores o movimento de emancipação, que acabou ocorrendo em 30 de dezembro de 1953, através da Lei n° 2.456, criando o município de Valinhos. Com isso, em 3 de outubro de 1954, ocorre a primeira eleição, sendo eleito Jerônymo Alves Corrêa como primeiro prefeito.

 

Mas para a sua total desvinculação de Campinas, Valinhos precisava ter a sua independência no campo da Justiça. E isso se deu no dia 18 de março de 2005, Valinhos foi elevada à condição de Comarca. Importante registrar que nestes anos todos, Valinhos teve ainda para o seu desenvolvimento, a vinda de pessoas de várias partes do país e também de imigrantes japoneses, que se estabeleceram na região do bairro Macuco e ajudaram muito na agricultura.

 

(Fotos antigas: APHV – Associação de Preservação Histórica de Valinhos).

 

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Falecimento: Célia Aparecida Murilha

Faleceu no último sábado, dia 25, aos 72 anos, Célia Aparecida Murilha, moradora de Valinhos. Ela deixa o marido, João Jorge, com quem compartilhou 48 anos de união, e a filha Juliane Murilha.

Inscrições para cursos de inglês, computação e floral são abertas pelo Fundo Social de Valinhos

Nesta segunda-feira, dia 28, foram abertas inscrições para três cursos gratuitos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Valinhos que tem como presidente a primeira-dama Carina Wedekin. Os cursos são de Computação para iniciantes, Inglês para iniciantes e Formação em Terapia de Florais Bach.

Biquinha em Valinhos será urbanizada com cerca de R$ 28 milhões do governo federal

A comunidade da Biquinha, em Valinhos, que fica na Estrada do Jequitibá, foi contemplada com mais de R$ 28 milhões em recursos do Programa Periferia Viva, uma iniciativa do Novo PAC, coordenado pelo Ministério das Cidades do governo federal. O anúncio foi feito na última sexta-feira, dia 25, pelo presidente Lula (PT), em Osasco.

Frente fria traz chuva e alerta da Defesa Civil de vento forte para Valinhos e região

Valinhos e região iniciam a semana com alerta da Defesa Civil do Estado de ventos fortes para esta segunda-feira, dia 28, com tempo instável, chuva ao longo.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.