Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades foi suspensa pela Justiça

  • Notícias
  • >
  • Assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades foi suspensa pela Justiça
Assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades foi suspensa pela Justiça

Foto da Estação Ferroviária de Valinhos

A assinatura do contrato do TIC (Trem Intercidades), que ligará Campinas a São Paulo, foi suspensa pela Justiça na noite desta terça-feira, dia 23.

A decisão atende a um pedido do STEFSP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo), que questionou o leilão realizado no dia 29 de fevereiro, pedindo a suspensão para análise do contrato. O governo estadual já afirmou, em nota, que vai recorrer.

O leilão contou com a participação apenas do consórcio C2 Mobilidade Sob Trilhos, formado pelo grupo brasileiro Comporte e pelos chineses da CRRC, que ganhou a concessão para explorar o Trem Intercidades por 30 anos.

A motivação do pedido de suspensão é que o governo estadual convocou o consórcio para a assinatura do contrato e, caso o documento fosse assinado, o acordo seria concretizado e os questionamentos do STEFSP, em relação ao leilão, perderiam o sentido.

O sindicato entrou com a ação judicial para questionar o leilão por conta do consórcio C2 ter sido o único consórcio no pleito, o que, segundo o sindicato “frustra o caráter competitivo da licitação”.

A juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, entende em sua decisão que o mandado de segurança “perderia o objeto”, caso o contrato fosse assinado.

Por outro lado, a SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) informou que a “decisão foi proferida ainda dentro do prazo para manifestação do governo do estado, sem análise do contraditório” e, por isso, vai recorrer.

A suspensão também inclui a concessão da Linha 7 – Rubi, entre São Paulo e Jundiaí.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Rodovias de Valinhos e região devem receber 2 milhões de veículos no feriado de 1º de maio

As principais rodovias que passam por Valinhos e região deverão receber cerca de 2 milhões de veículos no feriado prolongado do Dia do Trabalho, em 1º de maio, nesta quinta-feira. O movimento já deve começar nesta quarta-feira, dia 30.

Estão abertas as inscrições para o castramóvel no Parque das Colinas em Valinhos

A prefeitura de Valinhos abriu nesta terça-feira, dia 29, inscrições para um mutirão gratuito de castração e microchipagem de pet será realizado nos dias 17 e 18 de maio, sábado e domingo, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Jorge Bierrenbach de Castro, na Rua Sílvio César Ciotto, 41, no Parque das Colinas.

Moradores relatam falta de profissionais de saúde na UBS São Marcos em Valinhos

Moradores da região do Jardim São Marcos em Valinhos e usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro relataram ao Jornal de Valinhos a falta de profissionais de saúde no local na manhã desta terça-feira, dia 29. Segundo eles, a coleta de exames demorou uma hora e meia para ter início. Segundo os moradores, o problema é recorrente no local.

Primeiro trimestre de 2025 foi o segundo mais quente do planeta em 85 anos

O primeiro trimestre de 2025 foi o segundo mais quente já registrado no planeta desde 1940, atrás do primeiro trimestre de 2024 e prolongando uma sequência histórica de calor excepcional que começou em julho de 2023, segundo levantamento do site Carbon Brief, divulgado pelo Climatempo.