
A Secretaria Municipal de Saúde informou na tarde desta sexta-feira, dia 3, que a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Valinhos caiu de 73% para 64%, menor índice registrado desde o dia 8 de junho. Caiu também nesta sexta-feira a taxa de ocupação dos leitos de UTI da Santa Casa, que estava em 91% nesta quinta-feira, dia 2, e chegou agora a 75%. O índice é o menor desde o começo de junho.
A quantidade de pacientes internados nos dois hospitais de Valinhos também caiu entre esta quinta e sexta-feira, de 69 para 67, sendo que 33 estão em UTI’s (24 na Santa Casa e 9 no Galileo), com quadros mais graves, e outros 34 em enfermarias (17 na Santa Casa e 17 no Galileo).
Com 64% de taxa de ocupação das UTI’s na cidade (atendimento SUS e privado) atualmente para covid-19, os hospitais têm um total de 19 leitos desocupados em Valinhos, do total de 52 existentes para coronavírus (32 na Santa Casa e 20 no Galileo).
A direção da Santa Casa informou nesta sexta-feira que conseguiu ampliar, mais uma vez, sua capacidade de atendimento em UTI com uma readequação em sua infraestrutura. Dessa forma, passou de 31 para 32 o número de leitos exclusivos de covid-19 na UTI. A Santa Casa informa ainda que dos 32 leitos de UTI para covid, 31 são leitos efetivos um de pronto-socorro, mas que pode receber pacientes de urgência enquanto aguardam a abertura de vaga na UTI.
REFORÇO
Na UPA, a instalação, na última semana, de dois respiradores enviados pelo governo do Estado, possibilitou iniciar o atendimento em leitos de apoio para pacientes que aguardam vagas na UTI da Santa Casa quando ela estiver lotada. Esses 4 novos leitos serão usados apenas como apoio para a Santa Casa e serão ocupados quando não houver vagas disponíveis no hospital.