
A Campanha “Violência Contra a Mulher é Crime. Não se Cale, Denuncie” está acontecendo em toda a cidade, realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres de Valinhos, combatendo a violência contra a mulher, estupro, agressão física e verbal.
Durante a quarentena provocada pela pandemia da covid-19 (novo coronavírus) as estatísticas tiveram um aumento em todo país. Sendo assim, a campanha conta com a distribuição de folhetos, cartazes, carro de som e outros materiais de apoio para divulgar conscientizar sobre a importância das denúncias.
“A violência contra a mulher precisa ser combatida em todas as esferas. Temos de garantir que elas tenham condições de trabalhar, viver e escolher seu caminho com dignidade. É uma batalha de todos nós para construirmos uma sociedade melhor para nossas filhas, sobrinhas e crianças”, afirmou a vice-prefeita e coordenadora da Coordenadoria Especial, Laís (DEM).
O município possui ainda a Patrulha Maria da Penha, realizada pela GCM (Guarda Civil Municipal), que promove visitas regulares a mulheres com ordem de restrições contra agressores.
A prefeitura informou que implementou, no ano passado, a sede da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres de Valinhos, que desenvolve e debate políticas públicas de proteção à mulher.
Segundo a prefeitura, a Coordenadoria criou também um Grupo de Trabalho, para definir o diagnóstico da mulher em diferentes aspectos, orientando sobre essas competências e políticas públicas de atendimento a as moradoras, articulando diferentes secretarias municipais.
As denúncias podem ser realizadas através do telefone 153.