Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Casarão do Vale Verde de Valinhos guarda história do período áureo da cafeicultura

  • Notícias
  • >
  • Casarão do Vale Verde de Valinhos guarda história do período áureo da cafeicultura

 Fotos Divulgação

Patrimônio tombado de Valinhos, a antiga casa sede da Fazenda São Bento do Cacutá, conhecida como Casarão do Vale Verde, é um marco importante da cidade e remanescente do período áureo da cafeicultura. A construção do prédio é atribuída a José Cacutá e teria sido executada por escravos em meados do século 19.

O local ficou conhecido como antiga residência de Joaquim Egídio de Sousa Aranha, que obteve os títulos de barão, visconde, conde e Marquês de Três Rios, e foi proprietário rural, cafeicultor, banqueiro e político brasileiro. Ele nasceu em 1821 e morreu em 1893. 

O casarão foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 2004 e tem grande importância cultural para a região.

A sede da fazenda é típica da arquitetura paulista rural cafeeira. O casarão, atualmente utilizado como sede do Clube de Campo Vale Verde, passou por várias reformas e adaptações, que não descaracterizaram seu projeto arquitetônico. 

O paisagismo da propriedade, de 1972, é de autoria de Burle Marx (1909-1994), renomado artista plástico e paisagista brasileiro, e também foi tombado pelo Condephaat. 

O casarão de 980 m² foi construído por escravos com a técnica taipa de pilão, terra compactada em formas de madeira, característica de construções paulistas dos séculos 16, 17, 18 e primeira metade do 19. O imóvel foi decorado com mobília francesa. 

Um projeto de restauro da sede da Fazenda Cacutá e do jardim de Burle Marx, o SOS Casarão Vale Verde, está sendo desenvolvido para recuperar paredes, pisos, forros, janelas, portas, fachadas, muros, área externa, modernizar instalações hidráulicas e elétricas. o objetivo é que o prédio possa ser aberto à visitação. Mais informações podem ser obtidas no site www.soscasaraovaleverde.com.br.



Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Quarta é Feira é realizada nesta quarta de feriado com orientações da Zoonoses de Valinhos

A Quarta É Feira será realizada normalmente nesta quarta-feira, feriado de 9 de julho em homenagem à Revolução Constitucionalista, a partir das 15 horas, no CACC (Centro de Artes Cultura e Comércio de Valinhos). Equipe da Divisão de Vigilância em Zoonoses de Valinhos estará na feira para orientar o público sobre doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos.

Programa de oficinas gratuitas para jovens dos Patrulheiros de Valinhos tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa Mundo do Trabalho, do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos, voltado a jovens de 16 a 22 anos, moradores da cidade. Os interessados devem se cadastrar no link https://forms.gle/mZd3QfqN9rNVg4TY8 e anexar os documentos exigidos.

Operação especial da Guarda combate o uso de linhas de pipa com cerol em Valinhos

Com a chegada das férias de julho, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos intensificou as operações de fiscalização contra o uso de cerol em linhas de pipa. O cerol, mistura de cola com vidro moído, é proibido por lei e quem for pego usando a linha cortante pode ser detido e ter que pagar multas de até R$ 2 mil.

Feira do Agricultor do Jd. do Lago de Valinhos tem início às 17 horas às terças-feiras

A Feira do Agricultor do Jardim do Lago, de Valinhos, tem início às 17 horas, todas as terças-feiras, para facilitar o acesso do consumidor que sai do trabalho e está chegando em sua casa por volta desse horário.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.