COMBATE AO COVID-19: REMDESIVIR É O MAIS PROMISSOR CONTRA VÍRUS
Brasileiro lidera pesquisa com medicamento nos Estados Unidos

O médico infectologista brasileiro André Kalil, 54 anos, da Universidade de Nebraska Medical Center, dos Estados Unidos, vem liderando as pesquisas com o antiviral remdesivir, primeiro medicamento liberado pelo governo americano para uso emergencial contra a covid-19 (novo coronavírus).

Segundo Kalil, a medicação, que também é usada contra o ebola, tem se mostrado a droga mais promissora no contra a doença. No entanto, a liberação para uso padronizado depende de novos estudos.”Estamos perto, mas ainda precisa de um tempo”, disse ele.

Resultados preliminares da primeira fase de sua pesquisa mostraram que pacientes que tomaram remdesivir se recuperaram quatro dias antes daqueles que receberam placebo. Agora Kalil anuncia a segunda fase do estudo, quando os voluntários vão receber o antiviral, mas só metade vai tomar também um anti-inflamatório para avaliar se a combinação dos remédios melhora ainda mais a recuperação e sobrevida dos pacientes. “Se os dados continuarem fortes e consistentes, é possível que a droga seja aprovada como de uso padrão”, revelou o infectologista.

Kalil ressalta que o remdesivir não deve ser visto como cura, mas, sim, como tratamento, e que a vacina contra a covid-19 ainda deve demorar. “Não sabemos quanto a pandemia vai durar, então temos que manter energia para continuar a batalha. Se você vai correr uma maratona e acelera nos primeiros 10 km, você não termina. A ideia é manter uma velocidade em que possa produzir efetivamente, mas não se esgote antes do tempo”. (Fonte: UOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.