
A Secretaria Municipal de Saúde informou a este Jornal de Valinhos, após questionamentos, um novo levantamento inédito sobre a covid-19 (novo coronavírus) na cidade. Com base nos dados desta segunda-feira, dia 15, dos 123 casos positivos confirmados de pessoas que vêm de outras cidades para buscar atendimento na rede pública e privada de saúde da cidade, quase 70% são de infectados que moram em Campinas. Ou seja, 85 casos que entraram nas estatísticas de não munícipes por Valinhos são de campineiros.
Importante notar que muitos desses campineiros não vêm de bairros próximos à divisa com Valinhos, mas de bairros de Campinas mais distantes, como das regiões do Campo Grande, DICs V e VI, Jardim Chapadão, Satélite Íris, Jardim do Lago, distrito de Barão Geraldo, Jd. Itália e Jd. Aurélia.
Na segunda posição entre os infectados de fora atendidos em Valinhos vem os moradores de Vinhedo, com 11 positivos por coronavírus (8,9%). De Hortolândia e Sumaré são 4 casos cada. Há também pacientes de fora que vieram das cidades de Louveira (2 casos), Itatiba (2), São Paulo (2), Salto (2), Amparo (2), Americana (2), além de outras cidades que agregam um caso cada para Valinhos, como Piracicaba, Monte Mor, Limeira, Jaguariúna, Santo André e Jacareí.
NOVOS NÚMEROS
Na atualização dos dados da covid-19 desta quinta-feira, dia 18, Valinhos soma 491 casos da doença, sendo 175 não munícipes (160 recuperados, 5 internados e 10 óbitos) e 316 munícipes (291 recuperados, 17 internados e 8 óbitos). Já foram descartados 326 casos da doença e existem 191 suspeitos de coronavírus em investigação.