
As autoridades do Comitê de Contingência do coronavírus em São Paulo acreditam que o Estado chegou ao platô no nível de transmissão da covid-19. Elas justificaram nesta segunda-feira, dia 8, o diagnóstico dizendo que há algumas semanas São Paulo tem registrado um ritmo constante de aumento dos casos da doença.
“Os números de crescimento de casos continuam apontando para uma certa redução no Estado. Esse é um dado positivo que estávamos esperando há um mês atrás para ter uma noção de que realmente estamos atingindo o nosso platô e isso nos deixa bastante mais tranquilo. Temos ainda muitos problemas pela frente, várias semanas de intenso trabalho e precisamos ainda do apoio irrestrito da população no uso de máscaras e manutenção das taxas de isolamento social”, afirmou o coordenador do comitê, Carlos Carvalho.
O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, endossou a avaliação do coordenador sobre uma estabilização da epidemia. “Enfatizando o que o Carlos disse, nós estamos tendo um crescimento a baixa velocidade. O aumento de casos tem sido de 5% por dia e de óbitos, 3%. Isso vem vindo há um bom tempo. Nesse sentido, estamos vendo uma certa estabilização do comportamento da epidemia no Estado” disse Germann.
O Estado de São Paulo registra nesta segunda-feira, 144.593 caso positivos de covid-19 e 9.188 óbitos. (Fonte: Globo)