Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Dia de Santo Antônio em Valinhos terá bênção de bolo, de pães e festa junina

  • Notícias
  • >
  • Dia de Santo Antônio em Valinhos terá bênção de bolo, de pães e festa junina

Foto Divulgação

O dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, celebrado em 13 de junho, terá programação especial na Igreja de Santo Antônio, no bairro do mesmo nome, em Valinhos, com os tradicionais bolo e pães bentos e uma das mais prestigiadas festas juninas da cidade.

A programação começa com a missa às 7h, quando haverá a benção do bolo e de pães. O bolo será vendido por R$ 20 o pedaço. Segundo a crença, quem encontra a medalha dentro do seu pedaço de bolo terá sorte no amor ou se casará em breve. Serão 1,5 mil pedaços de bolo e ao menos 400 medalhas escondidas neles. 

O pão bento é distribuído gratuitamente aos fiéis. Caso alguém queira contribuir levando pães à missa, eles serão benzidos e poderão ser distribuídos ou levados para casa. A bênção dos pães será feita também nas missas do meio-dia, 15 horas e 19 horas desta sexta-feira.  

A comemoração continua à noite com a festa junina, a partir das 18 horas, com uma série de atrações, música, comidas e bebidas típicas. Um dos eventos de junho mais badalados da cidade, a festa continua no sábado e no domingo. Nesta sexta haverá show de Laiza & Laira, no sábado a atração é o sertanejo Fritz e no domingo DJ Fine comanda o som. 

Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa em 1195, foi um frade franciscano e teólogo notável por sua inteligência, eloquência e dedicação aos pobres. É um dos santos mais populares do catolicismo, um poderoso intercessor de causas perdidas e para encontrar objetos desaparecidos.

A associação de Santo Antônio com os casamentos vem de sua fama de ajudar pessoas a encontrarem o que procuravam, inclusive parceiros. Há também registros de episódios em que ele teria ajudado mulheres humildes a conseguirem dotes para se casar, o que era essencial na época. 

A tradição do bolo de Santo Antônio está ligada à sua fama de ajudar casais. Os pães bentos remetem a um episódio em que o santo distribuiu pão aos pobres, e hoje eles são abençoados e distribuídos aos fiéis como símbolo de proteção contra a fome e de bênçãos para o lar. 



Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Valinhos celebra Dia do Refugiado com show de Guipson Pierre e outras atrações neste sábado

A Feira Arte na Praça, realizada na Praça Washington Luís de Valinhos, terá uma edição especial neste sábado, dia 14, em celebração ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado no próximo dia 20.

Operação Inverno de Valinhos tem distribuição de cobertores e abrigo emergencial para homens

O abrigo emergencial exclusivo para homens adultos em situação de rua começou a funcionar esta semana em Valinhos, como uma das ações da Operação Inverno 2025, voltadas à proteção dessa população durante o período de frio. O novo abrigo funciona na mesma área do Abrigo Reencontro, no bairro Joapiranga, e terá 20 vagas à noite.

Condomínio Residencial e Comercial “Mirante do Lenheiro”

Compartilhe nosso conteúdo: Redes Socias SEGUIR SEGUIR Fale conosco Últimas Notícias Condomínio Residencial e Comercial “Mirante do Lenheiro” 13 de …

Termômetros devem marcar 8°C em Valinhos neste fim de semana

A temperatura deve cair mais nos próximos dias em Valinhos com o reforço do ar polar, que deve permanecer até pelo menos este sábado, dia 14, quando os termômetros marcam 8°C, segundo previsão do Climatempo.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.