Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Artigo – “Dia Internacional da Mulher: lutas e conquistas que engrandece o 8 de março”, por Antonio Morungaba

  • Notícias
  • >
  • Artigo – “Dia Internacional da Mulher: lutas e conquistas que engrandece o 8 de março”, por Antonio Morungaba

Foto Prefeitura de Valinhos

ORIGENS As origens do Dia Internacional da Mulher remontam a 1857, quando, em 8 de março, trabalhadoras de uma fábrica têxtil em Nova York entraram em greve e ocuparam o local, reivindicando a redução da jornada de trabalho e a igualdade de direitos trabalhistas.

O movimento foi violentamente reprimido pela polícia. As mulheres foram trancadas na fábrica, que foi incendiada de forma criminosa, resultando na morte de 129 operárias carbonizadas.

Além de insalubres, as condições de trabalho impunham jornadas exaustivas de 17 horas diárias, com salários 60% menores que os dos homens, sem direito a férias ou pagamento de horas extras.

Essas condições desumanas e a determinação das mulheres impulsionaram a criação de diversas organizações em defesa de seus direitos. Com muita luta e perseverança, elas conquistaram avanços significativos ao longo das décadas.

CONQUISTAS AO LONGO DOS ANOS

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) trouxe profundas mudanças sociais, transformando o papel da mulher na sociedade. 

Principalmente na Europa e nos EUA, as mulheres foram chamadas a ocupar postos de trabalho antes destinados exclusivamente aos homens, que haviam sido convocados para a guerra. Ao assumirem essas funções, elas se empoderaram e, nos anos seguintes, conquistaram direitos fundamentais, como o voto e a participação política em países como Alemanha, Reino Unido e EUA.

No Brasil, o direito ao voto feminino foi conquistado em 1932. No ano seguinte, Carlota Pereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira. Em 1934, a professora Antonieta de Barros, filha de uma escrava liberta, foi eleita para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, tornando-se a primeira parlamentar negra da história do Brasil.

Atualmente, as mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, mas a participação política ainda é limitada. Apenas 12% das prefeituras do país são comandadas por mulheres.

DESAFIOS ATUAIS

O Brasil teve avanços importantes na busca pela igualdade de direitos entre mulheres e homens. Um exemplo é a Lei nº 14.611/2023, que estabelece a igualdade salarial entre gêneros para o desempenho da mesma função, com penalidades rigorosas para empresas que descumprirem a norma.

No entanto, ainda persistem desafios como a violência doméstica, o feminicídio, a importunação sexual, a desigualdade de oportunidades no mercado de trabalho e a sobrecarga da dupla ou até tripla jornada.

A violência contra a mulher no Brasil atingiu proporções alarmantes. Em 2024, foram registrados 1.387 feminicídios, uma média de quatro assassinatos por dia motivados por questões de gênero.

A legislação avançou no combate à violência, com destaque para a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que, segundo o IPEA, reduziu em 10% a taxa de assassinatos de mulheres dentro de suas residências. No entanto, ainda há necessidade de aprimorar a aplicação das medidas protetivas e garantir profissionais capacitados para o acompanhamento e proteção das vítimas.

É fundamental lembrar que a luta das mulheres não é apenas delas, mas de toda a sociedade. Cabe a todos nós sermos solidários e engajados nessa causa. O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para reflexão e ação, fortalecendo a luta e a organização das nossas companheiras!


*Antônio Roberto do Valle, o Morungaba, é Presidente do Sindicato dos Papeleiros de Valinhos, Secretário Geral da Federação dos Papeleiros de São Paulo e MS, Conselheiro do Mandato do Deputado Federal Vicentinho



Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Idosos de 60 a 64 anos podem solicitar gratuidade no transporte de Valinhos a partir desta 4ª

Idosos com idade entre 60 e 64 anos poderão solicitar, a partir desta quarta-feira, dia 16, o cartão que garante gratuidade no transporte público municipal de Valinhos.

Prédio da antiga Artezanale em Valinhos está em reforma. O que vem por aí?

O prédio onde funcionou por muitos anos a tradicional Padaria Artezanale, na Avenida Independência, 1348, em Valinhos, está passando por reformas.

Valinhos conquista duas UBS e uma escola com o apoio do vereador Alécio Cau

Valinhos vai ampliar sua rede pública de Saúde e Educação com a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde e uma escola de educação infantil. As obras são resultado da articulação do vereador Alécio Cau (PSB), em parceria com o deputado federal Alencar Santana (PT), e foram viabilizadas por meio do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.

Valinhense Rebekah Santos conquista duas medalhas de Ouro na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira

A jovem atleta Rebekah Santos, de apenas 17 anos, levou o nome de Valinhos ao topo do pódio na Copa Jiu-Jitsu Clube Limeira, realizada no último domingo, dia 13.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.