Diante do aumento de casos e internações por covid-19, o governador João Doria (PSDB) irá antecipar a reclassificação do Plano São Paulo para esta quarta-feira, dia 24. Oficialmente, uma nova reclassificação do plano estava agendada apenas para o dia 5 de março.
O aviso foi dado durante coletiva de imprensa dada por João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, nesta segunda-feira, dia 22.
Gabbardo explicou que muitas regiões têm registrado crescimento das internações e que chama atenção o número de pacientes que tem se mantido alto. O recorde de internações no Estado até então era de 6.250 pacientes, mas nesta segunda-feira havia sido registrada a internação de 6.410 pessoas.
Campinas se antecipou ao anúncio e adota a fase vermelha a partir da noite desta terça-feira, dia 23, autorizando apenas serviços essenciais entre 21 horas e 5 horas. Poderão funcionar neste horário mais restritivo as farmácias, mercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transporte coletivo, transportadoras, oficinas de veículos, hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria e pet shops.
Os restaurantes só poderão funcionar presencialmente até às 21 horas. Já os bares terão que encerrar as atividades até às 20 horas. Nos dois casos, além do horário permitido, os estabelecimentos poderão trabalhar apenas no sistema delivery e retirada, sem consumo local. (Fonte: Bragança em Pauta)
