
O governador João Doria (PSDB) afirmou na tarde deste sábado, dia 21, que irá determinar quarentena, pelo período de 15 dias, a partir da próxima terça-feira, dia 24, até o dia 7 de abril, para os 645 municípios do Estado. A medida vai restringir o funcionamento do comércio e manter apenas os serviços essenciais, como na área de Saúde. A publicação do decreto será feito no Diário Oficial do estado.
“A partir da próxima terça-feira, dia 24, nós decretamos quarentena aos 645 municípios do estado de São Paulo por 15 dias, a partir do dia 24 de março até o dia 7 de abril. Isso implica na determinação, na obrigação, do fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais à população em todo o Estado pelo período de 15 dias, começando no dia 24 de março, terça-feira, até o dia 7 de abril. Esta medida poderá ser renovada, estendida ou suprimida se houver necessidade, mas ela faz parte das informações que nós temos embasadas da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle do Covid-19”, afirmou Doria.
Os hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas, públicas ou privadas, terão o funcionamento normal.
As transportadoras, armazéns, serviços de transporte público, serviços de call center, pet shop continuam funcionando com as orientações dos sanitaristas. O serviço de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, continuam funcionando normalmente. Os bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm atendimento ao público em geral.
“Quero esclarecer também que os serviços essenciais nas áreas de saúde pública, alimentação, abastecimento, segurança e limpeza deverão seguir funcionando”, ressaltou o governador.
Já os bares e restaurantes devem fechar e só poderão atender delivery. A medida também afeta as padarias de todo o estado.