Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Escritora e poetisa de Valinhos já teve obra publicada no exterior

  • Notícias
  • >
  • Escritora e poetisa de Valinhos já teve obra publicada no exterior
Escritora e poetisa de Valinhos já teve obra publicada no exterior

Escritora e o livro de poesias “Janelas”, publicado em 2020

Amante da escrita e das histórias desde os 11 anos de idade, a professora, escritora e poetisa, Neusa Marilda Mucci, já teve obra publicada no exterior. Intitulada “Fofoca”, a trova, lançada em 2021, foi tema de conclusão de curso pela Universidade Estadual de Goiás.

Natural de Campinas e moradora de Valinhos desde 1972, Neusa, que faz parte da AVLA (Academia Valinhense de Letras e Artes), contou em entrevista que a sua paixão pelas letras surgiu quando ainda era criança. “O meu interesse pela poesia era tão natural que eu ainda nem sabia que era considerada uma forma de arte. Ainda nova, eu já possuía facilidade em escrever e fui aconselhada por uma professora a guardar os meus poemas, pois, de acordo com ela, eu iria me tornar escritora”, disse, ao acrescentar que “décadas mais tarde, comecei a publicar alguns poemas, contos e prosas e, em 2020, o meu livro “Janelas”.

Moradora do bairro Terra Nova, casada com Fernando Pupo e mãe de André e Mônica, Neusa, que foi criada em uma fazenda, apontou que os seus textos abordam referências do campo e da natureza. “Gosto de criar ambientes e personagens que passeiam de forma leve e que conduzam o leitor a sensação de estarem rodeados de plantas e animais”, apontou ao complementar que, além da escrita, também gosta da música e tem como hobby estudar piano.

Sobre as suas obras, Neusa informou que participou das antologias “Pétalas de Poesia”, “Mães da Sé”, “O Livro dos Momentos”, “Laços de Poesia”, “Sementes”, além de “Novos Escritores”. Ela disse ainda que está produzindo um livro de romance que será publicado em breve.

CAMINHO DA ALMA
Questionada sobre qual a dica para se tornar um poeta, Neusa comentou que a leitura e o estudo da cultura são essenciais. “O poeta nasce a partir de uma inspiração e de letras que transbordam pela alma. Quem perceber esse dom, deve segui-lo já que a poesia é considerada um remédio para enfrentar dificuldades do mundo”.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Diploma digital para graduação passa a ser obrigatório no Brasil

Desde o dia 1º de julho, todos os cursos de graduação no Brasil devem emitir exclusivamente diplomas digitais. A exigência, determinada pelo MEC (Ministério da Educação), se aplica a instituições federais públicas e também privadas. Com isso, os diplomas em papel deixam de ter validade jurídica e passam a ter apenas função representativa.

Falecimento: José Cláudio dos Santos (Claudinho)

Faleceu no último domingo, dia 13, aos 64 anos, José Claudio dos Santos, morador do bairro Cecap, em Valinhos. Ele sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma pneumonia.

Você se lembra do show do Luan Santana na Festa Julina de Valinhos em 2023?

Na noite de sexta-feira, 21 de julho de 2023, o Parque Monsenhor Bruno Nardini foi palco da estreia da Festa Julina de Valinhos, e quem abriu a programação foi o sertanejo Luan Santana.

César Braghetto lidera projeto que acolhe refugiados em Valinhos

“Meu nome é César Braghetto, sou presidente da ONG ACOVIDAS, que desde 2018 ajuda imigrantes e refugiados a se estabelecerem em Valinhos. A ideia surgiu quando muitos haitianos foram contratados no Cartonifício Valinhos, onde trabalho, e notei suas dificuldades com idioma, moradia, escola para os filhos e preconceito. Decidi ajudar, e logo mais pessoas se uniram à causa. Passamos a atender também venezuelanos, africanos e cubanos, ampliando o trabalho.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.