
O governo do Estado informou nesta quarta-feira, dia 5, que resolveu adiar a campanha estadual de vacinação contra a raiva em cães e gatos por conta da pandemia do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde anunciou que a decisão sobre a vacinação foi tomada em conjunto com as administrações municipais.
A ação tradicionalmente é realizada entre os meses de agosto e setembro. A campanha não tem data definida e poderá ser reprogramada dependendo da evolução do cenário epidemiológico do novo coronavírus em São Paulo.
“Em São Paulo, as ações de vigilância, prevenção e controle da raiva são constantes, e há mais de duas décadas foi eliminada a circulação da variante canina”, explica a diretora do Instituto Pasteur, Luciana Hardt. Desde 1997, o Estado não registra casos de raiva em humanos provocadas pela variante canina, e desde 1998 não há casos caninos e felinos.
Casos esporádicos podem ocorrer pela variante de morcego, sendo o último registro ocorrido em 2018, após contato direto da vítima com morcego infectado.