
A feira do produtor “Quarta É Feira”, que estava suspensa devido à pandemia do covid-19 (novo coronavírus), voltará a ser realizada em Valinhos esta semana, testando o sistema drive thru. Os consumidores vão poder entrar com seus carros no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) Adoniran Barbosa, ao lado da rodoviária, e fazer suas compras sem descer do veículo.
Segundo a prefeitura, a mudança foi definida para garantir que os agricultores possam escoar a produção e minimizar as perdas. O atendimento será das 17 às 20 horas, e não será feito para pessoas sem veículos. O modelo servirá como um teste para as próximas edições da feira.
A “Quarta É Feira” conta com a participação de cerca de 40 pequenos produtores rurais de Valinhos que oferecem produtos fresquinhos, direto da plantação para a mesa do consumidor.
Para viabilizar o projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estabeleceu uma série de regras para garantir a segurança de consumidores e vendedores. Entre elas, o uso de máscaras protetoras, álcool em gel para higienização pessoal e de embalagens e o número máximo de dois produtores por estande.
“Seguimos criteriosamente todos os cuidados de higiene necessários no drive thru para o atendimento aos clientes da feira e evitar aglomerações. O objetivo é garantir renda aos pequenos agricultores do município, pois a venda de seus produtos na feira é a principal fonte de receita familiar. Muitos deles já estavam com dificuldades, as mercadorias são perecíveis. A mudança foi necessária para adaptar as vendas às novas exigências sanitárias de prevenção ao coronavírus”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Gustavo Previtali.
COMO SERÁ FEITO
Pelas normas aprovadas pela Vigilância Sanitária do município, os veículos vão acessar o CACC pela Avenida dos Esportes (pela pista sentido bairro-prefeitura, oposta à rodoviária), em fila única, e seguirão em direção aos estandes de vendas em formato de ‘U’ até a saída.
A orientação é para que os clientes estejam com máscaras e fiquem somente no interior de seus veículos, de onde farão os pedidos e serão atendidos pelos feirantes a uma distância de dois metros. Estes também estarão utilizando máscaras, luvas e higienizando as embalagens das mercadorias com borrifador de álcool 70%.
O pagamento preferencialmente deverá ser feito com cartão para evitar o contato com cédulas. As máquinas de cartão deverão estar encapadas com plástico e devem ser higienizadas a cada uso pelos vendedores.
Serão permitidos apenas dois produtores no atendimento, por estande, sendo uma para separar o pedido e outro para receber o pagamento.
“Estipulamos cinco minutos por venda, a cada cliente, por estande. Assim todos podem aproveitar as compras sem prejudicar a circulação dos veículos e aglomerações nas filas”, destacou o secretário.
Para informações sobre o novo atendimento da feira o telefone é o 3849-8091, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.