Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Festa da Uva de Vinhedo vai ter “Tombo da Polenta” neste final de semana

  • Notícias
  • >
  • Festa da Uva de Vinhedo vai ter “Tombo da Polenta” neste final de semana
O “Tombo da Polenta” será nestes sábado e domingo, dia 6 e 7, às 13 horas. Cerca de uma tonelada de polenta será preparada numa panela gigante, que fica no fogo por mais de 5 horas e, estando pronta, será virada num imenso tabuleiro, mostrando que está no ponto certo para ser servida aos convidados. O panelão é uma réplica perfeita das panelas usadas nas cozinhas das nonas e nas casas onde as famílias ainda mantêm o costume. São utilizados, em cada panela a ser virada, mais de 300 quilos de fubá. Para comportar o tacho, que ficará na Vila Italiana, um fogão de tijolos foi construído no Parque Municipal. Graças a um mecanismo com correntes resistentes, roldanas e manivelas, o tacho pode virar 90 graus e entornar a polenta em um tabuleiro grande. Tudo ao som de ‘La Bella Polenta’ e acompanhado das dançarinas do Grupo La Bella Tarantella, pertencente à Associação Italiana e Casp (Centro Artístico Silvia Prado). Uma tradição da festividade, a “Pisa da Uva” também será nestes sábado e domingo, às 14h30, no Ginásio. Macerar os cachos de uva com os pés para que, depois, o suco seja fermentado e se transforme em vinho é uma das atrações que têm atraído centenas de pessoas nas últimas edições.

“Tombo da Polenta” resgata uma tradição italiana 

A 60ª Festa da Uva e 12ª Festa do Vinho, que teve início em Vinhedo nesta terça-feira, dia 2, aniversário da cidade, terá como grandes atrações o “Tombo da Polenta” e a “Pisa da Uva”.

O “Tombo da Polenta” será nestes sábado e domingo, dia 6 e 7, às 13 horas. Cerca de uma tonelada de polenta será preparada numa panela gigante, que fica no fogo por mais de 5 horas e, estando pronta, será virada num imenso tabuleiro, mostrando que está no ponto certo para ser servida aos convidados.

O panelão é uma réplica perfeita das panelas usadas nas cozinhas das nonas e nas casas onde as famílias ainda mantêm o costume. São utilizados, em cada panela a ser virada, mais de 300 quilos de fubá.

Para comportar o tacho, que ficará na Vila Italiana, um fogão de tijolos foi construído no Parque Municipal. Graças a um mecanismo com correntes resistentes, roldanas e manivelas, o tacho pode virar 90 graus e entornar a polenta em um tabuleiro grande. Tudo ao som de ‘La Bella Polenta’ e acompanhado das dançarinas do Grupo La Bella Tarantella, pertencente à Associação Italiana e Casp (Centro Artístico Silvia Prado).

Uma tradição da festividade, a “Pisa da Uva” também será nestes sábado e domingo, às 14h30, no Ginásio. Macerar os cachos de uva com os pés para que, depois, o suco seja fermentado e se transforme em vinho é uma das atrações que têm atraído centenas de pessoas nas últimas edições.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Rock Out Festival tem participação de seis bandas no domingo em Valinhos

O Rock Out Festival acontece neste domingo, dia 13, no Parque Municipal de Valinhos, a partir das 11 horas, com seis bandas e várias atrações para comemorar o Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho. O festival é gratuito, mas a organização pede ao público para doar um quilo de alimento não perecível, que será doado para famílias em situação de vulnerabilidade da cidade.

Marcos Pavan defende equipe de Valinhos e celebra vitórias no atletismo

Atleta da equipe de atletismo de Valinhos, Marcos Vinicius Pavan começou a se dedicar aos esportes aos 7 anos de idade, quando não perdia a oportunidade de participar de competições variadas. Com o tempo, acabou se dedicando à modalidade salto em altura e também disputa corridas de rua.

Inscrições para cursos gratuitos de beleza em Valinhos serão abertas nesta segunda

Serão abertas nesta segunda-feira, dia 14, as inscrições presenciais para três cursos gratuitos de qualificação profissional voltados à área da beleza: Manicure e Cutilagem, Corte de Cabelo Feminino e Corte de Cabelo Masculino, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Valinhos. Os cursos serão realizados em agosto.

Valinhense pratica dieta ovolactovegetariana por uma alimentação mais consciente

Em Valinhos, o crescimento da oferta de pratos sem carne em restaurantes e estabelecimentos gastronômicos acompanha uma tendência cada vez mais presente em todos os lugares: a busca por uma alimentação mais consciente.

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.