
Nesta quinta-feira, dia 2, foi comemorado o Dia do Bombeiro Militar. Para homenagear esses profissionais, a reportagem deste Jornal de Valinhos entrevistou os bombeiros destacados pela GCM (Guarda Civil Municipal) para apoiar a corporação valinhense. Quase todos eles prestam serviços desde a inauguração da base, em setembro de 2000.
Marcos de Paula, 56 anos, Silvio Ferreira, 47 anos, Leonardo Agostinho, 44 anos, Luiz Zago, 58 anos, Sidnei Gonçalves, 46 anos, e Ademir Carvalho, o Coelho, 54 anos, são peças importantes dentro do Corpo de Bombeiros, pois são valinhenses e conhecem os quatro cantos da cidade. Por isso, em cada uma das três equipes da corporação, há dois bombeiros da GCM. No Corpo de Bombeiros, muitos dos oficiais da Polícia Militar vêm transferidos de outras cidades, o que acaba gerando uma maior rotatividade, o que não acontece com os GCM’s bombeiros.
“Temos o privilégio de trabalhar na nossa cidade e estamos sempre bem preparados para o atendimento. Independente de sermos guardas, somos todos bombeiros”, disse Agostinho.
LEMBRANÇAS
Prestes a completar 20 anos de serviços, os bombeiros lembraram as ocorrências que mais marcaram em suas vidas.
“Teve um atropelamento de uma menina na Avenida Paulista, há muito anos, a Juliana. Ela se lembra de mim até hoje e me chama de tio”, recorda Coelho.
Para Marcos de Paula, a morte de um menino ao cair em poço de elevador em Campinas, no primeiro ano de serviço, é algo que ele não esquece. “Era uma criança de 12 anos e que tinha a mesma idade do meu filho”.
Para Agostinho, o atendimento mais emocionante ocorreu há pouco mais de um ano. “Ajudei no nascimento de um bebê dentro da viatura de resgate, a caminho do hospital Galileo. No aniversário do bebê, que recebeu o nome de Hércules, a família me convidou”, revelou. Já Sílvio destacou o salvamento de três pessoas, duas mulheres e uma criança, que sofreram acidente de moto há seis anos. “Depois de seis meses, a família veio me agradecer”.