
O ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes, informou nesta segunda-feira, dia 13, em rede social que, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governo federal decidiu adiar o uso de dados de celulares para monitorar o deslocamento das pessoas em meio à pandemia do covid-19 (novo coronavírus).
A suspensão, no entanto, segundo o ministro, não impede que os Estados entrem em acordo com as operadoras e façam o monitoramento para saber se está ocorrendo o respeito à determinação de isolamento social. O governo do Estado de São Paulo, por exemplo, tem usado esses dados de celulares para fazer o monitoramento de possíveis aglomerações e deslocamento de pessoas.
Segundo Marcos Pontes, Bolsonaro pediu a ele “prudência” no monitoramento e, em razão desse pedido, a medida será adiada no aspecto federal até a aprovação definitiva do tema pelo governo.
O uso dos dados de movimentação de clientes foi oferecido aos governos no início do mês pelas operadores, informou o Sinditelebrasil, sindicato que representa as principais operadoras de telefonia do país. Os dados poderiam ajudar, por exemplo, na identificação de situações de risco de contaminação pelo novo coronavírus. (fonte G1)