
O retorno do atendimento presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi adiado pelo governo federal para 3 de agosto. A medida foi publicada nesta quarta-feira, dia 8, em portaria conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS.
Os atendimentos presenciais nas agências, suspensos desde março devido à pandemia do novo coronavírus, tinham previsão para volta no próximo dia 13. Porém, segundo o instituto, uma nova data foi estabelecida após a avaliação das informações apresentadas pelo plano de ação de reabertura, onde indicou que um número reduzido de agências cumpriria todos os requisitos estabelecidos.
Com isso, o atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o próximo dia 31, e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura.
A partir da retomada do atendimento presencial, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas. Para ser atendido, o beneficiário terá de fazer agendamento prévio pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).
Também serão retomados os serviços que não podem ser realizados pelos canais de atendimento remoto, como a realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
O INSS irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento. (Fonte: UOL)