A Igreja Matriz de São Sebastião, que completou no dia 19 de março deste ano, 76 anos de existência, está passando pela primeira vez por um minucioso trabalho de restauração da parte externa. Eleita a primeira Maravilha de Valinhos, em votação no ano passado, a Matriz é considerada uma das mais importantes e belas obras arquitetônicas da história da cidade.

Responsável em dar suporte à obra, Rogério Guerreiro explicou à reportagem deste Jornal de Valinhos que a restauração estava sendo planejada há dois anos pelo padre Dalmírio Djalma do Amaral. “A obra começou em março, com previsão de término em 10 meses, mas já tivemos atrasos devido à pandemia do coronavírus, demora na chegada dos produtos que estão sendo usados no revestimento externo, que vêm da Itália, entre outros imprevistos, que já fizeram esse prazo aumentar para um ano”, explicou.

Para realização da obra, a Paróquia contratou uma empresa especializada em restaurações de prédios históricos. “Durante a obra, o revestimento externo original é retirado e, ao se observar algum tijolo danificado, ele é substituído por um do mesmo tamanho e com material que permita a mesma aderência. Em seguida, é aplicado o chapisco e a massa para revestimento que já vem na cor original da igreja. A massa demora entre 20 e 30 dias para secar totalmente. Nas últimas etapas são aplicados dois produtos, sendo um para que o revestimento dure pelo menos 20 anos e outro com ação contra fungos”, destacou Guerreiro.

Nesta quinta-feira, dia 3, as paredes da parte de trás da igreja estão sendo finalizadas e já é possível observar com destaque ainda mais sua beleza arquitetônica.

 

CONTRIBUIÇÕES

Para a realização e finalização da reforma, a Paróquia continua aceitando doações de empresas e da comunidade valinhense. Interessados em ajudar financeiramente devem entrar em contato com a secretaria da Paróquia, pelo telefone 3871-8882 ou com Rogério Guerreiro, pelo celular (19) 99797-2315.

 

MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO PASSA POR RESTAURAÇÃO PELA 1ª VEZ
Revestimento usado na parede veio da Itália e tem a mesma cor do original

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.