Desde 1986, o melhor informativo da cidade!

Moeda brasileira feita em Portugal no ano de 1722 é encontrada em fazenda de Valinhos

  • Notícias
  • >
  • Moeda brasileira feita em Portugal no ano de 1722 é encontrada em fazenda de Valinhos

Bryan Gouveia, pesquisador e diretor social da APHV, mostra moeda encontrada – Foto: APHV / Divulgação

A APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos) informou que recebeu no último dia 16 de fevereiro, a doação de uma moeda brasileira de 1722, encontrada na Fazenda São João das Pedras, uma propriedade particular, em Valinhos. Segundo a associação, trata-se do item histórico mais antigo encontrado na cidade até o momento em que se tem conhecimento. A relíquia integrará o acervo da associação e, posteriormente, será transferida para o Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Pazinatto.

Ainda segundo a APHV, a moeda tem 302 anos e estava enterrada, sendo encontrada pelo administrador da fazenda. Para efeitos de comparação, o prédio da primeira estação ferroviária de Valinhos, localizado na Rua Sete de Setembro, uma das estruturas mais antigas ainda de pé em Valinhos, tem 152 anos, enquanto o próprio município de Valinhos tem 128 anos. Dessa forma, essa moeda remonta aos tempos em que Alexandre Simões Vieira teria ganhado a sesmaria do Ribeirão Pinheiro em 1732 e instalado o antigo pouso que ficaria localizado na região do bairro Capuava, conforme relata Mario Pires no livro “Valinhos: Tempo e Espaço”.

Allan Pietri, pesquisador membro da associação, a moeda foi cunhada em Lisboa, Portugal, em 1722. Esta moeda colonial de cobre foi originalmente feita para circulação na região de Minas Gerais, sendo a única de valor “XL” cunhada por Dom João V. A Capitania de Minas Gerais foi criada em 12 de setembro de 1720 a partir da divisão da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, tendo sua capital em Vila Rica (atual Ouro Preto). Allan destaca que, além desta moeda, existiam moedas com valores monetários muito superiores.

Bryan Gouveia, também pesquisador e diretor social da APHV, foi o responsável por localizar o doador da moeda. Para ele, o fato da moeda ter sido encontrada na região da Serra dos Cocais aponta que, durante o início do século XVIII, a região da Estrada do Jequitibá muito provavelmente já era ocupada pelos colonizadores portugueses, os quais possivelmente exploravam a mão de obra escrava indígena e africana.

Compartilhe nosso conteúdo:

Redes Socias

Últimas Notícias

Conserta Bike

Novidade no Centro de Valinhos 🚴🏻‍♂️ A Dica do Vinícius de hoje é na Conserta Bike, que recentemente mudou para …

Companhia Azul abre vagas de estágio em Viracopos para moradores de Valinhos e região

A companhia Azul Linhas Aéreas informou que está com sete vagas de estágio para estudantes com mais de 18 anos, que estejam cursando o ensino superior. As inscrições para o processo seletivo vão até 30 de setembro.

Sesi Valinhos arrecada itens para campanha em prol de crianças assistidas por entidades

O Sesi Valinhos está promovendo a quinta edição da campanha “Dia das Crianças Solidário”, em prol de crianças atendidas pelas instituições do FEAV (Fórum Das Entidades Assistenciais de Valinhos) e pela instituição EtnoCidade, coletivo que atua na região dando visibilidade às culturas indígenas.

Trem Intercidades recebe licença prévia para obras e é considerado ambientalmente viável

Foi publicado no Diário do Estado de São Paulo na última quarta-feira, dia 11, o primeiro aval ambiental para a construção do TIC (Trem Intercidades) que vai ligar Campinas a São Paulo.