
A taxa de isolamento social em Valinhos chegou a 54% neste sábado, dia 25, apontou o SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente) do governo do Estado de São Paulo. O percentual subiu 6 pontos em relação aos últimos dias 22, 23 e 24, que apontaram taxa de 48% de isolamento entre os moradores da cidade.
Desde o decreto da quarentena no Estado de São Paulo, no dia 22 de março, o isolamento social foi registrando gradativa adesão dos valinhenses. A média é de 54% de adesão no período.
Antes da quarentena, no dia 12 de março, apenas 29% dos valinhenses se mantinham em casa. No primeiro dia da quarentena, dia 22, o índice dobrou, chegando a 58%.
No mês de abril, o maior índice foi registrado no dia 5 último, um domingo, com 61%, e o menor no dia 23, quando a taxa caiu 10 pontos em relação ao feriado de Tiradentes (21), ficando em 48%.
De acordo com os números apresentados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente, a adesão dos valinhenses é maior aos fins de semana, em torno dos 60%.
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Vinhedo é a cidade que apresentou a maior taxa de isolamento, com 57% da população em casa no último dia 24, Hortolândia vem na sequência com 55%, Campinas e Indaiatuba registraram 52% de isolamento, Americana e Sumaré tiveram 50% e Itatiba 48%.
O Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo considera que a adesão ideal para controlar a disseminação do covid-19 é de 70%. Segundo ele, se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.
O SIMI-SP usa para medir a movimentação das pessoas os dados disponibilizados pelas operadoras de telefonia móvel.