Faleceu às 6h30 desta sexta-feira, dia 19, Therezinha Verrastro, aos 92 anos, no Hospital Vera Cruz, em Campinas, por causas naturais. Ela era médica hematologista das mais conceituadas no país e fazia parte da história da hematologia brasileira, e terá seu corpo cremado.
Therezinha nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Jaboticabal, e se mudou para Valinhos em janeiro de 1968. Ela era casada com o advogado Luís de Almeida, que escreve artigos para este Jornal de Valinhos, e deixa três filhos: Thaís, Thales e Telma.
A hematologista era formada na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e foi a primeira mulher médica a defender tese de Doutoramento e Livre docência em Hematologia em São Paulo.
Therezinha foi homenageada pela ABMM (Associação Brasileira de Mulheres Médicas), no ano de 2013, em uma comemoração na Câmara Municipal de São Paulo, referente ao Dia Internacional da Mulher.
Durante sua vida, ela publicou livros didáticos, ministrou aulas, conferências, discussões acadêmicas a estudantes e profissionais da medicina e de outras áreas da saúde, em escolas médicas de São Paulo e de outros estados do Brasil.
Ela também integrou o conselho de redação da Revista Paulista de Medicina, foi eleita presidente do departamento de Hematologia, além de chefe do serviço de hematologia, e recebeu a atribuição do seu nome à biblioteca do Hospital Brigadeiro e ao Centro de Transplante de Medula Óssea, em São Paulo.
A médica será lembrada pelos colegas pela sua dedicação aos pacientes, competência, ética, responsabilidade e exemplo profissional.
Uma grande perda. Cumpriu muito bem sua missão. Meus sentimentos para os familiares,
Uma das mais competentes hematologistas que pude conhecer, além de uma das mais elegantes e generosas intelectuais. Perde a medicina brasileira e todos nós.
Grande perda,como profissional incansável e como conselheira.
Excelente médica. Fui paciente dela por vários anos. Doutora Therezinha, descanse em paz. Obrigado por tudo.
Excepcional exemplo de médica e docente para a minha geração
Excelente e humana profissional e mestre.
Deixou muita luz em seus discípulos
Que descanse em paz. Cumpriu sua missão.
Deixa muita saudades como profissional e como pessonal Exemplo de ser humano na sua totalidade
Foi minha médica há mais de 30 anos .Graças a Deus ela me salvou .Que Deus a recebe em.seus braços amorosas .Minha eterna gratidão!
Profissional e mulher inesquecível.Exemplo de dedicação para todos.Saudades!!!!!!
Fui secretária da Dra Therezinha Verrastro nos anos 90.A Dra Therezinha Verrastro era uma pessoa excepcional muito humana, grande perda de uma profissional exemplar, conselheira e incansável, muita gratidão por tudo, descanse em paz Dra deixa muitas saudades.
Grande perda
Pessoa de uma humildade ímpar
Grande médica não meia esforços para ajudar que quer que fosse
Sentimentos à familia
Marco a j Figueiredo
A pedido do provincial da Terceira Ordem Regular Franciscana;
Acompanhei Dom Máximo Biennés ao Consultório da Dra. Therezinha Verrastro;
Além da excelente qualificação profissional, vimos também uma simplicidade, bondade, dedicação, humanismo.
Obrigada Dra. Therezinha. Foi um privilégio conhecê-la;
Maria Helena Lima de Freitas. OFS.
Mto triste com essa noticia…ela salvou a vida de meu filho Renan Vieira de Carvalho…descanse em paz DOUTORA!!
Grande perda… Médica excepicional, reconhecida por todos como a “Papisa da Hematologia”, um ser humano iluminado.Deixo aqui meus sentimentos à familia, e miinha gratidão….
Muito triste com essa noticia, a Dra Terezinha foi a médica que deu uma luz no fim do túnel para os meus pais, quando em 1967 diagnosticou a minha doença hematológica e me encaminhou para tratamento que seria para a vida toda, já que a doença diagnosticada é hereditária e sem cura. Foi através dela que minha mae passou a fazer o tratamento e hoje 53 depois estou aqui e bem para dar esse testemunho. Esteja com os anjos Dra Terezinha Verrastro.
Pessoa humana,dedicada a salvar vidas, querida por todos. Que Deus a receba em sua casa.
Dra Terezinha Salvou minha vida por duas vezes.
Plactopenia e Citomegalovirus com monucleose
Era uma segunda mãe e muito proxima minha familia. um perca irreparavel
Que saudade dessa grande médica !😞 Jamais conheci médica tão culta, sensata e boa ! Foi uma pessoa abençoada! ❤️