UPA TERÁ 4 LEITOS DE UTI PARA COVID-19
UPA tem realizado atendimento especial de suspeitos da doença e agora terá UTI pela primeira vez

A prefeitura informou nesta sexta-feira, dia 19, que está criando quatro leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para casos de covid-19 na UPA 24h. Os leitos estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 22.

Segundo a Secretaria de Saúde, a medida é necessária devido ao aumento expressivo no número de casos da doença nos mês de junho. Até esta quinta-feira, dia 19, eram 491 casos confirmados, além de 18 mortes.

Essa é a quinta ampliação feita pela Secretaria da Saúde no total de leitos disponíveis para atendimento de covid-19 na cidade desde o início da pandemia, em março. Com a medida, o total de leitos, tanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) quanto para atendimentos de planos de saúde, chega a 52.

A Secretaria de Saúde também informou que recebe neste sábado, dia 20, dois respiradores enviados pelo governo do Estado e que vão ser usados para equipar os novos leitos de UTI na UPA. Os dois equipamentos permitem a criação de quatro leitos e serão instalados imediatamente.

Atualmente, a UPA não possui leitos de UTI. Há apenas leitos de enfermaria que atendem casos menos complexos da doença. Os novos leitos serão destinados a receber pacientes no caso de superlotação da Santa Casa.

 

MEDIDAS PARA AMPLIAR LEITOS

– A cidade tinha 22 leitos de UTI para covid-19 quando a pandemia começou (12 na Santa Casa e 10 no Galileo).

– A primeira ampliação foi no Galileo, que aumentou de 10 para 20 as vagas de UTI para coronavírus. Nessa data, a capacidade total de leitos na cidade chegou a 32 vagas.

– Na sequência, na segunda ampliação, a Santa Casa aumentou de 12 para 16 o total de seus leitos em maio. A capacidade total passou então para 36 vagas.

– Na terceira ampliação, a Santa Casa elevou de 16 para 22 os leitos de covid-19. A capacidade total chegou a 42 leitos.

– Na quarta ampliação, o aumento na Santa Casa foi de 22 para 28 leitos, com achegada de novos respiradores e a liberação de recursos oriundos de emendas parlamentares, e o total no município chegou a 48 leitos.

– E agora, na quinta vez em que o total de leitos é ampliado, Valinhos possui 52 vagas exclusivas de UTI para a covid-19, contando com a UPA (4), a Santa Casa (28) e o Galileo (20).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.