PAPA VOLTA A CELEBRAR MISSA COM POVO E LEMBRA CENTENÁRIO SÃO JOÃO PAULO II
São João Paulo II era considerado o Papa da família (Foto: Vaticano/ Divulgação)

O Papa Francisco celebrará uma missa na capela do túmulo de São João Paulo II nesta segunda-feira, dia 18, às 7 horas (2 horas da manhã no horário do Brasília), por ocasião dos cem anos do nascimento do Papa polonês. A celebração será transmitida ao vivo pelo canal Vatican News no YouTube. Além de lembrar do centenário de São João Paulo II, a ocasião marca a volta das missas com a participação dos fiéis na Itália. “Por este motivo, a partir do dia seguinte, dia 19, cessará a transmissão ao vivo das missas da manhã da Casa Santa Marta”, informou comunicado do Vaticano.

“Celebrarei a Santa Missa, que será transmitida para todo o mundo, no altar onde repousam seus restos mortais. Do céu ele continua a interceder pelo povo de Deus e pela paz no mundo”, disse o Papa Francisco.

 

SÃO JOÃO PAULO II

Nascido na Polônia — seu nome de batismo era Karol Jósef Wojtyla —, João Paulo rompeu uma tradição de papas italianos que vinha de mais de 450 anos atrás. Antes dele, o último papa não italiano havia sido Adriano 6º (1459-1523), holandês.

O Vaticano lembra que no seu “serviço ao povo de Deus, São João Paulo II foi considerado o Papa da família”.

Por conseguinte, “São João Paulo II compreendeu e apreciou o trabalho dos médicos, dos enfermeiros, daqueles que prestam socorro e dos agentes de saúde que encontrou e pelos quais rezou tanto”, em sua vida, lê-se na carta dos bispos.

O Papa polonês visitou 132 países e cerca de 900 cidades ao longo de seu pontificado. Ele esteve no Brasil em três ocasiões. A primeira delas, em 1980, foi marcada pela expectativa dos brasileiros em receber pela primeira vez um papa no país e pela beatificação do jesuíta espanhol José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo. A segunda aconteceu em 1991, quando o pontífice aproveitou para visitar irmã Dulce, em Salvador (BA). A última passagem de João Paulo II pelo Brasil foi em 1997, quando rezou uma missa campal no Aterro do Flamengo, para 2 milhões de pessoas.

Em 1982, o Papa João Paulo II fez uma visita não oficial ao país ao realizar um rápido discurso durante a escala de seu voo no Rio de Janeiro. Ele tinha como destino a Argentina.

Lembrado com muito carinho pelos fiéis brasileiros, São João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005, aos 84 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.