
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira, dia 29, que pessoas flagradas sem máscara em espaços públicos serão multadas em R$ 500. Já estabelecimentos comerciais serão multados em R$ 5 mil por cada pessoa que estiver sem proteção. A medida entra em vigor nesta quarta-feira, dia 1º de julho.
A fiscalização será feita pelos órgãos de vigilância sanitária do Estado e dos municípios. Um Decreto será publicado no Diário Oficial para esclarecer a situação. Doria declarou que o valor arrecadado com as multas será revertido para o programa Alimento Solidário, que distribui refeições para pessoas carentes.
“O objetivo não é punir, mas orientar, alertar as pessoas sobre a importância de proteger a vida. Não há sentido de arrecadação. Estamos próximos de alcançar 100% no uso no Estado. Na capital temos 97% de índice, mas ainda há pessoas que deixam de usar as máscaras. No Estado temos 93%”, afirmou.
O governador estima que a utilização do equipamento de proteção vai ser prolongada, até a chegada e aplicação da vacina nas pessoas. São Paulo criou um número para receber denúncias – 0800-771 3541. (Fonte: UOL)